Sem categoria

Para Vital Nolasco, jantar em SP reflete coerência do PCdoB

Durante o jantar de arrecadação de fundos para a compra da sede própria do PCdoB, realizado nesta semana em São Paulo, a satisfação estava estampada no rosto do secretário de Finanças, Vital Nolasco. Não era para menos. De uma previsão inicial de 350 p

Nolasco conversou com o Vermelho sobre o evento, um dos maiores que a campanha pela sede própria teve até o momento. Para ele, além do bom retorno financeiro, o jantar também serviu para o PCdoB acumular capital político. Ali estiveram presentes figuras bastante representativas da política nacional, tanto do campo governista – como o senador Eduardo Suplicy – quanto da oposição – como o prefeito Gilberto Kassab e o ex-governador Geraldo Alckmin.  “Foi um acontecimento de alto nível político. O partido mostrou capacidade de reunir em torno de si um amplo leque de opções, o que demonstra que o PCdoB é coerente e bem situado, política e ideologicamente”, disse.


 


 


Para além da arrecadação financeira e do prestígio político, Nolasco ressaltou ainda que um evento desse porte contribui também para aumentar e consolidar a rede de relacionamentos dos comunistas para fora do âmbito político. ''O jantar nos ajudou a estreitar os laços com o empresariado, com o setor produtivo e com aqueles que têm afinidade com a nossa política e que contribuem com o partido por perceberem que o PCdoB é capaz de ter uma política que vai ao encontro das aspirações de vários setores da sociedade”.


 


 


No curso dos acontecimentos


Questionado sobre a participação de lideranças representativas de partidos como DEM e PSDB, Vital Nolasco enfatizou as relações que o PCdoB passou a ter com variadas forças da política nacional por conta de sua participação institucional nas diversas esferas do poder público. “Quando participamos da gestão de órgãos públicos, não fazemos distinção entre este ou aquele partido. As ações devem envolver os interesses coletivos”.


 


 


Para ele, esse tipo de comportamento adotado pelos comunistas imprime seriedade ao trabalho do PCdoB. “Acredito que tenha sido isso que fez com que nomes importantes de outras legendas, como o Alckmin e o Kassab,  comparecessem ao nosso evento. Eles sabem que, embora o PCdoB tenha uma visão política diferente da que eles defendem, no trato com a coisa pública não faz distinção. Somos combativos, mas nosso combate é político”.


 


 


Além disso, disse, “o PCdoB sempre teve lugar de destaque na vida política nacional. E parte do sucesso desse jantar é resultado da política do partido e daquilo que João Amazonas dizia: que devemos atuar no curso dos acontecimentos. Ou seja, somos um partido ideológico, com objetivos estratégicos mas, se não agirmos de acordo com o cenário atual, nos isolamos”.


 


 


Estruturação material


Em tempos de crescimento da legenda e de maior participação institucional dos comunistas, a compra de uma sede própria é a materialização de um processo que fez do PCdoB um partido respeitado em diversas frentes de atuação. A estruturação material e a viabilização de meios para o fortalecimento do partido são aspectos ressaltados por Vital Nolasco como essenciais para o PCdoB. “Ao pensarmos numa nova sede, estamos também colocando como questão central a estruturação material do partido. A cada dia que passa a militância tem que compreender que é preciso contribuir com o PCdoB”.


 


 


O dirigente chama atenção para duas formas fundamentais de contribuição que deverão esquentar, nos próximos meses, a campanha pela nova casa do PCdoB. Uma delas é o Outubro Vermelho. Usando como mote os 90 anos da Revolução Bolchevique, a secretaria de Finanças está estimulando seus filiados e militantes que fazem parte do Sistema Nacional de Contribuição Militante (Sincom) a ajudarem, neste mês, com o dobro de sua doação normal.


 


 


A outra é incentivar os militantes que participarão das conferências municipais e estaduais, que já estão em processo de realização, a colocarem em dia sua contribuição. “Esta é uma forma de a militância também participar do processo de arrecadação e compra da nossa sede”, disse Nolasco.


 


 


Sobre a realização de outros jantares, Nolasco espera que o sucesso do evento de São Paulo, que para ele reflete o trabalho desempenhado pelo comitê paulista, estimule outros estados a também realizarem eventos como esse. “Logo, com a ajuda de todos, vamos conseguir comprar nossa sede”, finalizou.



 


 


De São Paulo,
Priscila Lobregatte


 


Leia também:


 


Jantar pró-sede do PCdoB lota churrascaria em São Paulo