Aldo Rebelo discute alianças e faz palestra no RS

O deputado comunista, Aldo Rebelo (PCdoB SP), esteve em visita ao RS na quinta (23) e sexta (24). Participou de evento na Faculdade de Direito da UFRGS, alusivo aos cem anos da formatura de Getúlio Vargas, e aproveitou para reunir-se com membros do PCd

''Os partidos que compõem o bloco possuem grande proximidade ideológica, pois reúnem socialistas, trabalhistas e comunistas'', acentuou. O encontro entre os partidos se deu em um almoço, na quinta-feira, com a presença de lideranças das siglas.


 


Rebelo disse que o bloco esta aberto a novas adesões, dentro do campo da esquerda. ''Podemos ampliar o bloco. Não estamos fechados à discussão''. Na semana passada, o ex-ministro Ciro Gomes (PSB) disse o mesmo, e acrescentou: ''o bloco não exclui ninguém, nem mesmo o PT''.


 


O deputado esteve reunido com o presidente estadual do PDT, Matheus Schmidt, além do líder da bancada trabalhista na assembléia, Adroaldo Loureiro. Reuniu-se também com o deputado estadual Miki Breier (PSB), e o presidente estadual do partido, Caleb Oliveira. Ainda participaram o presidente estadual do PCdoB, Adalberto Frasson e o deputado estadual Raul Carrion e a deputada federal, Manuela D'ávila (PCdoB).


 


''A tônica dos encontros têm se dado em função da aproximação política entre os partidos que integram a frente'',  disse Loureiro. O bloco planeja para o mês de setembro o lançamento, em Porto Alegre, do manifesto do grupo, com a presen ça de lideranças sociais e de todos os partidos.


 



Quanto às eleições na capital, os partidos do bloco têm mantido encontros regulares e discutem diferentes possibilidades de composição. Rebelo também considerou importante a aproximação com os peemedebistas. ''Todos os partidos da frente têm relações muito próximas com o PMDB. Inclusive ele nos acolheu em momentos difíceis da história política'', lembrou.


 



O PMDB e o PC do B vêm negociando, nas últimas semanas, a possibilidade de formar chapa única na disputa à sucessão de Porto Alegre, como destacou a pré-candidata à prefeitura e deputada federal Manuela D'Ávila. ''Além dos partidos que integram o bloco de esquerda, também estamos conversando muito com o PMDB que, assim como nós, está preocupado com os problemas da cidade'', argumentou.  


 


Em relação à disputa pela Prefeitura de São Paulo, Rebelo explicou que a frente pretende ter chapa única. O deputado deverá ser confirmado candidato a prefeito da capital paulista, se a coligação ocorrer.


 



Palestra: ''Vargas e a questão nacional''


 


Os 100 anos da formatura de Getúlio Vargas, que se graduou em Ciências em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do RS (Ufrgs) em 1907, foram marcados com a realização da Semana Acadêmica, de 21 a 24 de agosto. Uma das atrações dentro da programação foi a palestra de Aldo Rebelo, sobre o tema ''Getúlio Vargas e a Questão Nacional'', no dia 23.


 


Ele falou para uma platéia de mais de 150 pessoas, que acompanharam atentamente a argumentação. Exaltou a enorme importância histórica do estadista Getúlio Vargas, a quem ele definiu como ''um dos artífices da nação brasileira'', comparado a José Bonifácio, patriarca da independência. Para ele, é preciso examinar atentamente o legado de Vargas, e tirar dessas experiências os nexos históricos que evidenciem a luta atual por um projeto nacional de desenvolvimento e a integração da América Latina. Segundo Aldo, a grande contribuição de Vargas, além do seu papel político para formação do estado nacional brasileiro, foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho e a instalação da Justiça do Trabalho no Brasil. Além disso, ''foi Vargas quem colocou o país no rumo da industrialização, o que mudou radicalmente o padrão de desenvolvimento brasileiro''.


 


Da redação local


com agências