General americano quer retirada parcial do Iraque em 2008
Fontes militares disseram no último fim de semana ao jornal Los Angeles Times que o chefe do Estado Maior conjunto norte-americano, general Peter Pace, irá propor ao presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, uma retirada parcial do Iraque du
Publicado 26/08/2007 18:39
Pace, general dos fuzileiros navais, cuja gestão como chefe do Estado Maior acabará no fim de setembro, tentará convencer Bush que manter no país ocupado mais de 100 mil militares “compromete” o conjunto das forças armadas dos Estados Unidos e sua capacidade de fazer frente às “ameaças”, acrescentaram as fontes.
A continuidade da ocupação do Iraque e o início da retirada são motivos de debates incansáveis há mais de um ano. A derrota eleitoral do Partido Republicano nas eleições legislativas de novembro do ano passado foi atribuída à política de Bush de manter a ocupação. Ainda, o presidente aumentou o número de soldados pouco depois.
As fontes disseram ao jornal que Pace acredita que começar a retirada do Iraque é uma questão de “importância estratégica”. O chefe militar apresentará essas opiniões a Bush em particular e não em um relatório formal, afirmaram.
Bush resiste em revisar sua estratégia de manter a ocupação em meio a críticas intermináveis da oposição democrata e, segundo pesquisas, com a desaprovação ampla da maioria dos norte-americanos.