Sem categoria

Zotollo: Piauí decide se empresário será “persona non grata”

A Assembléia Legislativa do Piauí deve votar na próxima terça-feira (28) a proposta de decreto legislativo do deputado Wilson Brandão (PSB) que considera “persona non grata” no  Estado o presidente da Philips para a América Latina, Paulo Zottolo.

O decreto, que já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do legislativo piauiense, foi apresentado por Brandão devido a uma entrevista concedida pelo presidente da Philips ao jornal “Valor Econômico” no dia 16 deste mês.



Na entrevista, Zottolo, um dos integrantes do movimento das elites golpistas, o Cansei, disse: “Não se pode pensar que o país é um Piauí, no sentido de que tanto faz quanto tanto fez. Se o Piauí deixar de existir, ninguém vai ficar chateado”.



 A frase preconceituosa deixou revoltados os piauienses. O governador do estado, Wellington Dias (PT), divulgou nota rebatendo as declarações. “Lamentavelmente o presidente da Philips desconhece o Piauí”, afirmou o governador.



 Zottolo tentou desfazer o erro, divulgando nota em que afirmava que a frase foi “mal colocada”, pedindo “desculpas à população do estado, aos seus governantes e a qualquer pessoa que tenha se sentido ofendida”, houve protestos de parlamentares não apenas do Piauí, mas de outros estados também.



 A Assembléia Legislativa do Ceará aprovou uma moção de protesto contra o presidente da Philips. Na Câmara dos Deputados, a sessão de homenagem ao aniversário de 155 anos da capital Teresina, realizada no dia 21, virou um ato de desagravo ao estado por causa das declarações.