Fundo de aval e de implementos serão anunciados em encontro de agricultores
Um fundo de aval e outro de implementos deverão ser anunciados amanhã (30/08), durante o 1º Encontro de Trabalhadores da Agricultura Familiar, que acontece desde a terça-feira, no auditório Eulálio Chaves d
Publicado 29/08/2007 19:10 | Editado 04/03/2020 16:13
O anúncio será feito pelo governador Eduardo Braga, durante o encerramento do encontro, que tem a participação de quase 800 agricultores de todo o Estado e é realizado pela Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror).
O primeiro fundo – o de aval – vai garantir que o trabalhador tenha um “fiador” de confiança das instituições bancárias ao procurar um financiamento. Esse fiador será o próprio Estado. “Se, por um acaso, esse trabalhador não tenha como honrar seu compromisso, o Governo do Estado paga até que ele se regularize”, explica Eron Bezerra, titular da Sepror.
Já o fundo de implementos promete que o agricultor tenha acesso a equipamentos ou insumos com prazo extenso e sem a incidência de juros.
Os fundos serão a terceira medida prática acertada durante o encontro. Na terça-feira, o secretário Eron Bezerra assinou dois termos de cooperação com órgãos governamentais. Um foi com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), que garante agilidade na expedição de licença ambiental e o segundo foi com o Instituto de Terras do Estado do Amazonas (Iteam). Este vai acelerar a regularização fundiária dos terrenos de até 3 hectares.
Assessoria de Comunicação
Sistema Sepror