Sem categoria

Reino Unido homenageia Mandela com estátua em Londres

O ex-presidente sul-africano e Nobel da Paz Nelson Mandela saudou nesta quarta-feira (29) os heróis da luta contra o apartheid durante a inauguração de uma estátua em sua homenagem em Londres.

Mandela, de 89 anos, observou que sua estátua — instalada próxima das de Abraham Lincoln e Winston Churchill na Praça do Parlamento, em Londres — representa um símbolo a todos aqueles que resistem à opressão.



“Apesar de esta estátua ser de um homem, ela na verdade simboliza todos aqueles que resistiram à opressão, especialmente no meu país”, declarou Mandela, acompanhado na cerimônia pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown. Perante milhares de pessoas reunidas em frente do parlamento britânico para assistir à cerimônia, o líder sul-africano, de 89 anos, disse sentir-se honrado por poder estar presente.



“Embora esta seja a estátua de um só homem, ela deverá simbolizar todos os que resistiram à opressão, especialmente no meu país”, disse Mandela,  acompanhado pela mulher, Graça Machel.



“A história da luta na África do Sul é rica em heróis e heroínas alguns deles líderes, outros seguidores. Todos merecem ser lembrados”, prosseguiu o ex-presidente sul-africano, reconhecido como um dos maiores líderes de sua era.



Nelson Mandela lembrou também a visita que fez ao parlamento britânico com Oliver Tambo, outro dos protagonistas da luta contra o apartheid, ná década de 1960, para recordar que “meio por brincadeira” disseram que “um dia seria erigida a estátua de um homem negro” na praça em frente da Abadia de Westminster, onde está instalada a assembleia.



Antes de ser oficialmente mostrado ao público o monumento, feito em bronze e com 2,7 metros de altura, o ex-presidente sul-africano escutou, mostrando-se emocionado, as palavras de Gordon Brown, que o classificou como “o líder mais influente e importante” da sua geração e “o homem que pôs fim ao apartheid”.



“Esta estátua é um símbolo de esperança que encerra a mensagem mais poderosa: não há injustiça que possa durar para sempre e o sofrimento provocado que a luta pela liberdade provoca nunca será em vão”, disse o primeiro-ministro britânico.



Mensagem aos negros britânicos



Na noite de terça-feira, Mandela fez um apelo apaixonado aos negros britânicos, para que liderem a luta para conter a violência e para ampliar as poucas conquistas nas cidades do país.



O ex-presidente da África do Sul disse que era vital que as conquistas dos negros britânicos fossem comemoradas, para inspirar aqueles “quem escalam as montanhas com vocês”.



O desafio de Mandela chega em um momento de intenso debate sobre a necessidade de uma nova geração que sirva de modelo para os adolescentes negros do país.



Uma pesquisa revelada neste mês estima que acabar com a pobreza entre jovens e homens negros faria a economia britânica saltar cerca de 24 bilhões de libras em 50 anos.



Durante a inauguração de sua estátua, Mandela disse que aquela reunião era um “testamento não somente das conquistas de todos vocês aqui reunidos, mas também da habilidade de uma cidade para inspirar os talentos de todos aqueles que vieram para cá em busca de oportunidades, e todos aqueles que os seguiram”.



“Liderança é alcançada com responsabilidade. É importante para vocês, como líderes, inspirar aos outros responsabilidades e assegurar que vocês também ajudem os que estão ao seu redor a escalar as montanhas com vocês”, agregou.



Símbolo da luta contra o sistema de segregação racial que vigorou na África do Sul entre 1948 e 1990, Nelson Mandela esteve preso durante 27 anos. Libertado em 1990, tornou-se quatro anos depois no primeiro presidente negro da África do Sul.