Tentaram me atingir e 61% do povo deu a resposta, diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu nesta quarta-feira oposicionistas que viram condenação ao governo na decisão. Para Lula, “ninguém foi inocentado ou culpado” ainda.
Publicado 29/08/2007 19:24
“Eles (a oposição) na verdade tentaram me atingir e 61 por cento do povo deu a resposta na eleição do ano passado”, disse Lula a jornalistas depois da solenidade de lançamento do relatório oficial do governo sobre mortos e desaparecidos na ditadura militar (1964-1985).
“Eles sabem perfeitamente bem o que é o processo”, disse Lula. Fico assistindo sem poder dar palpite nas decisões do Supremo, e o que aconteceu é a demonstração de que no Brasil as instituições estão funcionando e a democracia está sólida.”
Na mesma linha de ministros políticos que comentaram a decisão anteriormente, Lula procurou demonstrar que recebeu com naturalidade essa fase do julgamento, na qual o STF acolheu denúncia do procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, sem examinar o mérito das acusações.
“Houve um processo, houve um pedido de indiciamento, houve a aceitação desse indiciamento. Até agora ninguém foi inocentado e ninguém foi culpado”, disse o presidente.
Para Lula, a ação penal do mensalão entra agora “em sua rotina normal”, com exame de provas de acusação e defesa.
“Quem tiver culpa pagará o preço, quem não tiver culpa será inocentado e quem ganhará com isso é a democracia brasileira.”
Fonte: Reuters