Colisão de trens: “falta de manutenção pode ter sido causa do acidente”, diz líder sindical
O presidente do Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil, Vilmar dos Lemos, inspecionou o local onde ocorreu a colisão dos trens e acusou a falta de manutenção dos trilhos por parte da Supervia como uma das possíveis causas do acidente. Índio, c
Publicado 31/08/2007 20:48 | Editado 04/03/2020 17:05
A colisão dos trens, ocorrida no dia 30, vitimou oito pessoas e deixou mais de 100 feridas. Para a Polícia Civil, que está fazendo as investigações preliminares, a causa pode ter sido falha operacional. O laudo sai em 30 dias.
“Alguns desvios estão sendo retirados pela Supervia, sendo sucateados e sofrendo canibalismo. Neste caso, a linha serrilhou, abriu, e com isso o vagão tombou. É um conjunto de problemas. A Supervia é total responsável por esse processo, que não foi falha humana, mas falha técnica. Falta de investimento”, apontou o sindicalista.
A assessoria de comunicação da Supervia informou que a empresa só vai se posicionar após a conclusão do laudo da perícia, que deve ocorrer em dez dias.
A Agetransp (Agência Reguladora dos Transportes) abriu processo regulatório específico para apurar as causas e efeitos do acidente e, encaminhou à concessionária, ofício solicitando todas as informações pertinentes ao acidente.
Em 2006, o Alerta Rio denunciou os problemas estruturais da Supervia, que, entre outros problemas, sofria com a possibilidade do corte de luz por falta de pagamento, problema que persiste até hoje.
Identificação dos corpos
O Instituto Médico-Legal (IML) do Rio de Janeiro já identificou os corpos de seis dos oito mortos na colisão entre dois trens em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Cerca de 20 continuam internadas.
O Hospital da Posse, para onde foram levadas 30 vítimas na noite de ontem, recebeu reforços na equipe médica e na enfermagem, além de bolsas de sangue do Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) e do Hospital dos Servidores do Estado.
O trem carregado havia saído às 15h10 da Central do Brasil, com destino a Japeri, quando colidiu, uma hora depois, com uma composição que vinha em sentido oposto e finalizava uma manobra em um dos desvios. Foram atingidos os dois primeiros vagões do trem de passageiros, que acabou saindo dos trilhos.