Eliana Gomes assume o mandato comunista em Fortaleza

Eliana Gomes é a mais nova vereadora de Fortaleza. A comunista tomou posse hoje, 31/08, na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Durante a solenidade de posse militantes do PCdoB, parlamentares e autoridades  municipais estiveram presentes.

A mesa da solenidade foi composta pelo Presidente da Câmara Municipal, vereador Tim Gomes, o presidente estadual do PCdoB, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), o deputado estadual Lula Morais, o deputado Federal Chico Lopes, o Senador Inácio Arruda, além dos secretários municipais Elpídio Nogueira e Rogério Pinheiro e da representante do Habitafor, Olinda Marques.



 
       
O senador Inácio Arruda, em seu discurso, ressaltou a  história política do PCdoB e de seus parlamentares que têm em comum a origem simples de  luta pela coletividade, nas comunidades mais carentes, junto à Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza. Inácio recordou também que todos os parlamentares do PCdoB, que ali estavam, passaram pela Câmara Municipal de Fortaleza, referindo-se ao hoje deputado Federal Chico Lopes e ao deputado estadual Lula Morais. 



 
           
Estiveram presentes os vereadores: Paulo Mindêllo, Helder Couto, Márcio Lopes, João da Cruz, Guilherme Sampaio,Alípio Rodrigues, Regina Assêncio e Carlos Mesquita. 


 



Trajetória de luta e emoção


 


Ao prestar juramento e assinar o termo de posse, Eliana Gomes fez uso da tribuna onde fez um discurso emocionado e dirigido aos movimentos populares os quais faz parte como militante. “Agradeço aos movimentos populares. A Federação dos Bairros e Favelas de Fortaleza; Cáritas e tantos outros que lutam em favor de uma sociedade mais justa e igualitária”, salientou para uma platéia que entoava palavras de ordens.


 



No discurso Gomes recordou ainda a condição de mulher, feminista, comunista e mãe. “O melhor, entretanto, da luta é o reconhecimento de um trabalho sempre em busca dos movimentos sociais. O PC do B me ensinou isso. A gestora (Luizianne Lins) tem um olhar diferenciado para Fortaleza. Ela (Luizianne) é comprometida com o povo”, disse. Ao encerrar sua fala, Eliana foi aplaudida ao afirmar: “sou a primeira mulher comunista do Ceará a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Fortaleza.


 


 


Diante de um auditório lotado, Eliana Gomes emocionou-se ao lembrar de sua trajetória política de muitos sacrifícios, mas também muitas conquistas. Ela é a primeira mulher comunista a ocupar uma cadeira na CMFor. O vereadora afirmou que tem a honra de suceder Chico Lopes, Lula Morais e Inácio Arruda, que também foi presidente da Federação de Bairros e Favelas, mas que acrescenta o fato de ser mulher, herdeira das lutas de Bárbara de Alencar, Jovita feitos, Socorro Abreu e outras.


 



A vereadora anunciou que integrará a base aliada da prefeita Luizianne Lins (PT), por reconhecer que as políticas públicas na atual administração têm trazido um novo perfil para às comunidades. “Isso é importante ressaltar, porque tenho acompanhado de perto essas ações. A oposição, claro não consegue se aperceber de tais fatos”, completou Gomes. Ela substitui o vereador Elpídio Nogueira (PSB) que se licenciou do mandato para assumir a Secretaria Regional VI.


 


A nova parlamentar comunista  atuou como assessora técnica da Habitafor, reafirmou que “a área o sistema habitacional vem produzindo resultados satisfatórios. A Rosalina e Marrocos são emblemáticas na gestão de Luizianne Lins. A área que compreende o Complexo Rosalina, vem de uma luta de 30 anos, o mesmo pode se falar sobre Maravilha”, argumentou.


 


Papel da Casa 


 


Eliana Gomes disse que atuará na defesa dos programas sociais que estão sendo realizados pela administração municipal, nos próximos meses, fazendo um contraponto às críticas do bloco de oposição existente na Câmara Municipal. “Além desses programas aos quais destaquei, existem outros que estão encaminhados e a espera de aporte de recursos. É bom esclarecer que a maioria tem influência do Orçamento Participativo, um importante aliado da sociedade em defesa dos pleitos”, frisou.


 



Ao concluir seu pronunciamento, Eliana citou ainda que a Regularização Fundiária que está em andamento em Fortaleza, prova o trabalho social que a Prefeitura desenvolve voltada para à comunidades carentes. “A Regularização Fundiária (papel da casa) é outra luta encarada de frente por esta gestão. Está sendo entregue a documentação de graça aos moradores que não tinham direito de fato a propriedade em 28 conjuntos habitacionais de Fortaleza. Sem contar que áreas como Pirambu e Serviluz estão sendo contempladas”, concluiu.


 


 


 


De Fortaleza, Danielle Pinheiro (com informações da assessoria de comunicação da CMFor)