Jantar pela sede do PCdoB supera expectativas em Salvador
Mais de 600 pessoas, entre elas políticos, representantes dos movimentos sociais e empresários, estiveram presentes ontem (31/8), na churrascaria Sal e Brasa, em Salvador, para apoiar a campanha nacional do PCdoB para aquisição de uma sede própria.&n
Publicado 31/08/2007 15:02
O número expressivo de participantes e a presença de nomes importantes na política nacional e local, como o governador Jacques Wagner (PT), os ministros Geddel Vieira Lima (PMDB) e Orlando Silva (PCdoB), e o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, revelam a força e influência política do partido nos cenário político brasileiro e baiano.
Salvador é a quinta cidade a sediar um jantar da campanha pela sede, que até agora já arrecadou aproximadamente R$ 1,1 milhão, dos R$ 1,5 milhão esperados. Segundo Vital Nolasco, secretário nacional de Finanças do PCdoB, “a Bahia, uma das maiores seções do partido no Brasil, tem importância de primeira ordem nessa campanha.” Nolasco afirmou ainda que a expectativa do partido é atingir a meta já no mês de outubro, com o aumento da arrecadação previsto com campanha Outubro Vermelho.
Respeito conquistado
O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, lembrou em seu discurso que a presença de representantes de diferentes correntes políticas no evento só foi possível devido à política ampla de relações estabelecida pelo partido. “O respeito pelas diversas correntes de pensamento político sempre esteve presente na história do PCdoB, por isso uma das conquistas do partido são os seus aliados”
Prestigiando o jantar, o presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (PSDB), confirmou na prática a postura do partido. Para ele, “o PCdoB sempre manteve um diálogo aberto com diferentes frentes partidárias, respeitando a diversidade de opiniões que rege o jogo político, e por isso hoje é um partido admirado”.
Homenagens
Ao discursar para os presentes, o governador Jacques Wagner reverenciou o partido lembrando do início da sua trajetória política. “Tudo que é primeiro a gente nunca esquece, o meu primeiro partido foi o PCdoB e por isso hoje eu venho aqui homenageá-lo”, afirmou.
O presidente estadual do partido, Péricles Souza, também homenageou aqueles que contribuíram para a construção dos 85 anos de história do PCdoB. Péricles de Souza lembrou que a conquista de uma sede nacional é uma questão emblemática para um partido que passou tantos anos na clandestinidade. “O fato de vereadores, deputados, secretários e ministros, de diversos partidos políticos terem comparecido a um evento como esse é a uma prova da consolidação da democracia”, disse.
Presença expressiva
Até os próprios organizadores se surpreenderam com o grande número de pessoas que compareceu ao jantar, que terminou utilizando os dois salões da churrascaria Sal e Brasa, na orla de Salvador. O número de participantes esperados – 250 pessoas – foi superado com folga, chegando a 600 pessoas que adquiriram convites a preços variados de 100, 200, 300, 500 e 1000 reais.
Compareceram ao evento, Haroldo Lima, diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP); Waldir Pires, ex-ministro da Defesa; os deputados federais comunistas Alice Portugal e Daniel Almeida; os deputados estaduais Javier Alfaya, Álvaro Gomes e Edson Pimenta, todos do PCdoB/BA; a deputada estadual Tânia Soares (PCdoB/SE); o deputado federal Nelson Pelegrino (PT); o deputado estadual Zilton Rocha (PT); o secretário estadual de Relações Institucionais, Ruy Costa; o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos; a prefeita de São Sebastião do Passé, Tânia Portugal e vereadores de vários municípios.
Da redação local