Roberto propõe a instalação de “caixas-pretas” nos centros cirúrgicos
No dia 16 de agosto, o vereador do Rio, Roberto Monteiro (PCdoB), apresentou um projeto de lei que com certeza vai dar o que falar. Ele prevê a obrigatoriedade da instalação de sistema de monitoramento audiovisual nos centros cirúrgicos dos hospitais, sal
Publicado 31/08/2007 20:52 | Editado 04/03/2020 17:05
Segundo Roberto, a aprovação desta lei será um passo decisivo na proteção dos direitos dos pacientes que, vítimas de eventuais erros médicos cometidos durante procedimentos cirúrgicos, ficam muitas vezes sem ter como provar a imperícia e punir os maus profissionais. Mas a lei também servirá para proteger os bons e dedicados profissionais da área de saúde, que é a grande maioria e que, com a instalação deste equipamento, fica totalmente livre de qualquer tipo de dúvida ou acusações equivocadas.
Para o vereador Roberto Monteiro “quando da adoção da ‘caixa-preta’, equipamento que monitora o que ocorre dentro das cabines de comando dos aviões, houve um longo debate, pois setores dos aviadores consideravam um absurdo proceder-se o registro da ‘intimidade’ da cabine de comando. Hoje ninguém imagina um avião sem ‘caixa-preta’, uma vez que ela registra tudo o que se passa na cabine, e, nas condições de infortúnio ela permite identificar as responsabilidades mecânicas ou humanas. Portanto, o sistema de monitoramento audiovisual haverá de funcionar como uma caixa-preta, que ajudará aos profissionais de saúde e aquela pessoa que estiver sob os cuidados dos mesmos”.