PCdoB conclui pré-conferências em todo o Acre

O PCdoB do Acre finalizou neste sábado, 1º de setembro, todas as pré-conferências do partido, com sucesso absoluto de público, idéias e debates. Cruzeiro do Sul, distante mais de 500 km da capital Rio Branco e a mais tradicional, no sentido conservador

O PCdoB é o maior partido do Acre em número de filiados, com 8.380 até o momento. Apesar das dificuldades encontradas no segundo município em importância econômica e segundo maior colégio eleitoral do Acre, o PCdoB sempre garantiu expressiva votação ao presidente estadual do partido e atual presidente da Assembléia Legislativa, o deputado Edvaldo Magalhães.


 


 


Foi nesta cidade, considerada o último reduto da direita do Acre, que o casal de deputados Perpétua Almeida (federal) e Edvaldo Magalhães (estadual), iniciaram suas vidas políticas nos movimentos sociais e sindicais. Passando por expressivas mudanças desde que a Frente Popular integrada pelo PcdoB assumiu o poder há mais de 8 anos, Cruzeiro do Sul vem se rendendo aos poucos ao trabalho desenvolvido pelo partido no local.


 


 


Emendas parlamentares individuais da deputada Perpétua Almeida têm modificado substancialmente a situação sócio-econômica de índios, seringueiros, ribeirinhos e produtores que fazem da agricultura familiar seu modo de subsistência.


 


 


Cidadãos que anteriormente praticamente ignoravam a presença da deputada federal comunista, agora fazem questão de cumprimentá-la nas ruas e pedirem autógrafos. A mídia local, formada por 4 emissoras de televisão, 4 rádios e 2 jornais impressos, tem dado ampla cobertura a todos os eventos do partido na cidade.


 


 


No sábado, quando foi realizada a pré-conferência local, o auditório do museu José Augusto, com capacidade para acomodar 500 pessoas sentadas, ficou lotado a ponto de muitas pessoas participarem em pé, nos corredores. Como em todas as pré-conferências, as lideranças fizeram uma exposição da situação nacional, estadual e local e na sequência a palavra foi facultada aos participantes.Prevista para encerrar ao meio dia, a reunião só terminou às duas horas da tarde.


 


 


''Essa mudança que se observa na Cruzeiro de hoje é o resultado de um exaustivo trabalho que o PCdoB vem realizando no local. É o coroamento dos nossos esforços. Da nossa insistência em remar contra a maré conservadora, que tentava nos apagar do cenário político. Esse resultado que hoje comemoramos é fruto da insistência e da não desistência diante das dificuldades que às vêzes quase nos levavam ao desespero'', disse a deputada Perpétua Almeida, única deputada federal eleita pelo Acre.


 


 


Para o presidente da executiva estadual do PCdoB, deputado Edvaldo Magalhães, a pré-conferência de Cruzeiro do Sul, foi a que mais alegrias trouxe exatamente por ter tido tanto sucesso, num lugar antes impraticável. ''Com essa pré-conferência fincamos definitivamente os pés no último reduto de direita do Acre'', disse ele.