Piscicultura é foco dos dias de campo em setembro
A piscicultura será o foco das atividades voltadas para o produtor neste mês de setembro. Um convênio assinado em 2006 entre a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), o Instituto de Desenvolvimento
Publicado 10/09/2007 17:57 | Editado 04/03/2020 16:13
No dia 14 de setembro, o Dia de campo com o tema Canal de Igarapé será realizado no Sítio do Paulista localizado no Ramal Chico Mendes na estrada do Puraquequara, em Manaus.
Apesar de acontecer na capital, a atividade é voltada para os produtores de Manacapuru (a 68 km de Manaus). A programação inclui a apresentação das técnicas de criação de peixes em cativeiro, técnicas para construção de canais, para engorda de matrinxã em cativeiro e informações sobre custos de produção. São esperados 80 produtores de Manacapuru para este evento.
Já no dia 21 é a vez do município de Iranduba (a 25 km de Manaus) ter seu Dia de Campo. O tema será a técnica de piscicultura em viveiro escavado, que será realizado na Fazenda São Bento, no quilômetro 26 da estrada AM-010, no Ramal do 26.
A metodologia aplicada durante a capacitação poderá ser utilizada para criação de espécies como tambaqui, matrinxã, curimatã e pirarucu. Serão apresentadas técnicas de alevinagem, construção dos viveiros e engorda dos animais. Para esta atividade são esperados mais de 150 produtores.
Piscicultura em destaque
As atividades votadas para a piscicultura já começam nesta terça-feira. A Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aqüicultura (Sepa) promove de 11 a 13 de setembro, em Autazes (a 110 km de Manaus), o curso de Piscicultura Familiar, com vagas para 30 produtores da Associação dos aqüicultores do município.
Durante o período, serão apresentadas as quatro técnicas de criação em cativeiro (viveiros escavados, barragem, tanques-rede e canal de igarapé), dando aos participantes uma visão geral de como desenvolver a atividade.
Os interessados em participar dos dias de campo devem entrar em contato com os escritórios do Idam em cada município, pelos telefones (92) 3367-1155 (Iranduba) e (92) 3361-1575 (Manacapuru).
Assessoria de Comunicação
Sistema Sepror