Sem categoria

Finlândia apóia presença do Brasil em conselho da ONU

A presidente da Finlândia, Tarja Halonen, declarou na segunda-feira (10) que seu país apóia a candidatura brasileira a uma cadeira permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas. No encontro entre as duas comitivas, os líderes trataram de desenvolv

Tarja Halonen, que esteve em visita oficial ao Brasil em 2003, comentou as negociações comerciais no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC). Disse que seu país tem alguns pontos divergentes do Brasil, mas defendeu um desfecho rápido e prático, sobretudo no que envolve o Mercosul e a União Européia.



Durante seminário sobre oportunidades de investimentos no Brasil, o presidente Lula convocou empresários filandeses a investirem ainda mais no país. ''Já temos mais de 40 empresas finlandesas atuando no Brasil. Podemos aumentar nossos negócios, que rendem quase US$ 1 bilhão na balança comercial''.



Uma pauta diversa que vai desde a busca por investimentos estrangeiros para as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), passa pelos biocombustíveis e troca de experiências em áreas sociais e inclui encontros com sindicalistas e banquetes com reis e rainhas é cumprida pelo presidente Lula no giro a quatro países nórdicos e a Espanha, que começou no último domingo (9).



O tema PAC estará ainda mais presente na Espanha, onde Lula participa de um seminário com empresários para discutir o assunto, além dos biocombustíveis.



Apesar de os países nórdicos serem produtores de petróleo, todos têm compromissos com questões ambientais. A Suécia já é a maior compradora do etanol brasileiro na Europa – no mundo, só fica atrás dos EUA e do Japão.



Outro interesse brasileiro é de firmar parcerias com os países nórdicos para investimentos conjuntos na área de biocombustíveis em terceiros países, sobretudo da África, América Central e Caribe. Além disso, a União Européia recomenda a adição de 5,75% de álcool na gasolina, até 2010.


 


Fonte: PT