Petrobras anuncia descoberta de óleo em águas ultraprofundas
A Petrobras confirmou nesta segunda-feira (10) a descoberta de um novo campo de petróleo em águas ultraprofundas da Bacia de Campos, no litoral norte do Rio de Janeiro. Denominado de Xerelete, o novo campo é operado pela estatal e desenvolvido em parceria
Publicado 11/09/2007 11:56
A viabilidade comercial do campo, localizado na porção sul da bacia, já foi declarada à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), segundo nota da Petrobras. Estudos geológicos preliminares, acrescenta a nota, indicam que a área pode superar os 26 quilômetros quadrados, com uma reserva estimada em cerca de 1,4 bilhão de barris de petróleo equivalente.
Uma parte do novo campo está localizada no antigo bloco BC-2 e outra parte no BM-C-14, distante cerca de 155 quilômetros a sudeste da cidade de Cabo Frio e 42 quilômetros a leste do campo de Papa Terra.
O campo tem cerca de 1,4 bilhão de barris de petróleo equivalente (que inclui petróleo e gás) “in place”. Desse total, apenas entre 20% e 30% podem ser recuperados, segundo cálculos feitos pela Petrobras. Isso significa um potencial de reservas recuperáveis (ou seja, que podem ser exploradas) variando entre 280 milhões a 420 milhões de barris.
Recorde mundial
A Petrobras informou ainda que o poço descobridor de Xerelete atingiu 3.478 metros de profundidade e que a produtividade foi confirmada por meio de perfuração de um poço de delimitação, onde foi registrada vazão de até 2,5 mil barris de óleo por dia.
“Neste poço foi alcançado um novo recorde mundial pela utilização de bomba centrífuga submarina submersa em lâmina d'água de 2.460 metros”, conclui a nota.
Da redação, com informações da Agência Brasil