Berzoini chefia delegação do PT em visita à China
O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP) chegou a Pequim nesta quarta-feira (12), à frente de uma delegação petista de dez membros que permanecerá oito dias na China. A visita retoma o intercâmbio previsto em protocolo firmado entre o P
Publicado 13/09/2007 13:39
Nesta quinta-feira (13), a delegação visitou o Escritório Estudos do Comitê Permanente da Assembléia Popular Nacional, quando recebeu informações sobre a estrutura política e administrativa do país. Também visitou o Centro de Planificação Urbanística de Pequim e se reuniu com o embaixador Luiz Castro Neves e outros integrantes da embaixada do Brasil na China.
Para amanhã, está prevista reunião com Liu Yunshan, membro do Birô Político do Comitê Central do PCCh e ministro do Departamento de Propaganda do CC. Em seguida, a delegação viaja para Nanjing e Xangai. O site do PT informa que o partido dos visitantes paga os custos da viagem e o PCCh arca com as despesas da estada na China (transporte, hospedagem, alimentação).
A visita faz parte do intercâmbio previsto em protocolo firmado entre o PT e o PC Chinês em 2004. Naquela ocasião, esteve em Pequim outra delegação do PT chefiada por seu então presidente José Genoino e composta entre outros por Delúbio Soares, Paulo Delgado e Walter Pomar. Fontes chinesas valorizam o protocolo assinado na época, mas mostravam desapontamento com sua não implementação, agora encetada.
Fazem parte da delegação, além de Berzoini, os dirigentes petistas Joaquim Soriano (Secretaria Geral), Gleber Naime (Comunicação), Romênio Pereira (Organização), Marinete Merss (Assuntos Institucionais), Paulo Ferreira (Finanças), Valter Pomar (Relações Internacionais), Valdemir Garreta (membro da Executiva), Neila Batista (membro da Executiva) e Selma Rocha (diretora da Fundação Perseu Abramo).