É lançado em DVD 'Araguaya', o filme sobre a guerrilha
Depois de uma carreira internacional que inclui três premiações no Brasil, na Itália e nos Estados Unidos, Araguaya – A Conspiração do Silêncio chega finalmente em DVD. O filme do cineasta Ronaldo Duque conta a história da guerrilha rural nas
Publicado 13/09/2007 17:25
“Foram três anos de guerra na selva, envolvendo mais de 10 mil homens do Exército, Marinha, Aeronáutica e órgãos de informações” conta o diretor, que por quase 20 anos se entregou a pesquisar o episódio. O filme, segundo ele, é “uma obra de ficção com argumento documental”.
Araguaya tem no elenco nomes como Northon Nascimento, Danton Mello, Françoise Forton, Fernando Alves Pinto e Cláudio Jaborandi. No making of oferecido pelo DVD, há depoimentos de personagens da época, entre eles João Amazonas, Jarbas Passarinho e o General Newton Cruz. O espectador também poderá ver o documentário Expedição Antígona, sobre o resgate de corpos no Araguaia, realizado em 2001.
“A guerrilha do Araguaia continua sendo um espinho na garganta do governo brasileiro, que até hoje não cumpriu o compromisso de abrir os arquivos das forças armadas e de revelar onde estão os corpos dos 59 guerrilheiros mortos e desaparecidos”, denuncia Ronaldo Duque.
Histórico
Foi em 1977 que o diretor, também jornalista, na época montando a primeira emissora de televisão na transamazônica, tomou conhecimento da história. “Conversando com camponeses, desabrigados pela grande enchente daquele ano em Marabá, surgiu a história do 'tempo da guerra , 'tempo da confusão', como eles chamam até hoje.”
“Existia uma feroz censura à imprensa e nada era publicado”, acrescenta Duque. “Isso me despertou a curiosidade e eu parti para pesquisa. Não tinha idéia de que essa perseguição histórica iria durar tanto tempo e terminaria com um filme.”
Foram várias viagens à região do Araguaia até a construção final do roteiro, assinado também pelo diretor de teatro e ator Guilherme Reis e pela fotógrafa Paula Simas. Os prêmios de incentivo do Ministério da Cultura e do Pólo de Cinema e Vídeo Grande Otelo, do Distrito Federal, foram a mola propulsora do projeto.
Duque e equipe filmaram durante 12 semanas em uma cidade cenográfica construída no município paraense de Marituba, a 60 quilômetros de Belém. “Levamos oito meses construindo o campo de prisioneiros e a cidade, no meio da mata. Filmar na própria região onde aconteceu a guerrilha seria impossível, já que a selva não existe mais”, lembra o diretor
Segundo Duque, “embora a vivência na mata seja extremamente difícil, por causa da chuva, do calor e dos mosquitos” o filme foi rodado “com tranqüilidade, sem grandes problemas e com grande companheirismo entre atores, técnicos e centenas de figurantes locais”.
Carreira
Araguaya – A Conspiração do Silêncio já foi exibido para mais de 30 mil pessoas no Brasil. Ganhou no final de 2004 o Prêmio Especial do Júri do Festival de Gramado e o de Melhor Filme do New York Brazilian Film Festival.
Já no ano seguinte, recebeu o Prêmio Especial de La Juria do 20º Festival do Cinema Latino Americano de Trieste, na Itália, e participou das mostras especiais do Festival Internacional de Cinema do Cairo, no Egito, e do Anchorage International Film Festival no Alasca.
O DVD pode ser obtido por e-mail (fantasiasluminosas@uol.com.br) e por telefone [(61) 3328-7218].