''Vende-se a notícia'', livro de Aristheu Formiga lançado em Florianópolis
O dirigente sindical, jornalista e professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Aristheu Formiga, lançou na noite desta sexta-feira (14), o livro ''Vende-se A Notícia – A notícia como mercadoria em jornai
Publicado 16/09/2007 18:50 | Editado 04/03/2020 17:14
No livro o autor discorre sobre as tranformações da notícia em mercadoria e sobre a concentração da mídia em Santa Catarina, devido a aquisição do Jornal ''A Notícia'' pelo Grupo RBS, ocorrido em setembro de 2006.
O livro é resultado de uma dissertação defendida em 2002 por Formiga na Universidade de São Paulo (USP), fato que revela o potencial do estudo e a capacidade de analise do autor.
O prefácio é do professor do Departamento de Jornalismo da UFSC, Francisco José Castilhos Karan, que destaca o trabalho de Formiga para o desenvolvimento do estudo e pesquisa na área do jornalismo. ''A obra de Formiga é significativa para ampliar estudos específicos sobre a teoria do jornalismo e sua relação com as práticas profissionais; para elucidar as relações poucos claras que subjazem às empresas, que defendem a informação como um valor central para a democracia mas não se incomodam, em muitas ocasiões, se ela for sacrificada em nome da sobrevivência dos negócios'', escreve Karan.
O livro foi publicado pela Editora da FURB (Edifurb) e pode ser adquirido através dos pontos de distribição, livrarias, pela Editora no telefone (47) 3210329 e pelo correio eletrônico: editora@furb.br – Vende-se A Notícia – A notícia como mercadoria em jornais catarinenses, de Aristheu Formiga (83 páginas, R$18,00)
De Florianópolis
Vinícius Puhl