Debates e filiações na agitada agenda de Jô Moraes

Debates com estudantes e sindicalistas, eventos voltados à interiorização do partido e a ampliação de seus quadros marcaram os últimos dias da deputada federal Jô Moraes (PCdoB), no Estado. 

Na quinta-feira,  Jô Moraes participou do debate sobre Políticas Públicas para a Saúde, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC, destinado à busca de soluções para os problemas que impedem a otimização do serviço prestado à população. À noite, a deputada foi a Contagem onde, na Câmara Municipal, participou do ato de outorga do título de cidadania honorária do município ao arcebispo metropolitano, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.


  


Na sexta-feira, junto com a vereadora Maria Lúcia Scarpelli, também do PCdoB, Jô Moraes participou da audiência pública que debateu o Plano de Valorização do Conselho Tutelar de Belo Horizonte, no Plenário Helvécio Arantes, da Câmara Municipal. O plano, apresentado pelo Fórum de Conselheiros Tutelares, elenca seis prioridades: reposição das perdas salariais; saúde preventiva e proteção a vida; cumprimento orçamentário do Estatuto da Criança e do Adolescente; comunicação intersetorial e social, além de direitos trabalhistas não observados pela PBH.  


 


Jô Moraes e Maria Lúcia Scarpelli já estão reavaliando a legislação que criou os conselhos tutelares, tanto no âmbito federal quanto municipal, com o propósito de ajustá-la às demandas e especificidades apresentadas ao longo de sua vigência. “O aprimoramento das normas legais devem ser sempre uma das metas do legislador, que de considerar ainda os subsídios dos gestores e sobretudo da população, que, em última instância, vive e sofre seus impactos”, ressalta Jô Moraes. 


 


Filiações  


 


Também na sexta-feira, a deputada foi a Governador Valadares, onde participou do ato de filiação ao PCdoB de 15 lideranças locais, entre as quais a da advogada Rosemary Mafra, pré-candidata do partido à Prefeitura de Governador Valadares.  O ato de filiação que reuniu mais de 70 pessoas, no Hotel Realminas, no Centro de Valadares, contou com as presenças de presidentes de oito partidos da cidade.De Governador Valadares, Jô Moraes seguiu para a cidade de Ouro Branco, onde participou da Conferência Municipal do PCdoB. Lá também o PCdoB já tem uma pré-candidata à prefeita nas eleições do próximo ano. É Gislene Maria Laje. 


 


No sábado, já em Belo Horizonte, a deputada Jô Moraes participou, no SESC Venda Nova, do Encontro Estadual da Corrente Sindical Classista (CSC), que tratou dos temas: Desenvolvimento e Valorização do Trabalho e Organização Sindical no Brasil. No evento também foi discutido o movimento Pró-Criação da Central Classista.  Trata-se de uma nova etapa de luta da corrente do pensamento sindical que após deliberar por sair da Central Única dos Trabalhadores (CUT), se estrutura para a criação de uma nova entidade representativa da classe trabalhadora.  Poços de Caldas     


 


Na segunda-feira,  Jô Moraes esteve em Poços de Caldas, onde participou do ato de filiação do vereador Marcos Natadelli, que deixou o PT para se integrar aos quadros do PCdoB. Marcos Natadelli é mais uma liderança que vem reforçar nosso partido para as eleições do ano que vem, quando disputará a Prefeitura de Poços de Caldas.