Equoterapia beneficia portadores de deficiência em Aquiraz


Comprovando a qualidade dos serviços de Saúde em Aquiraz e o pioneirismo do Município na adoção de novas técnicas de tratamento, os portadores de deficiência física residentes na cidade podem contar com o serviço de Equoterapia. Aproximadame

O Centro de Equoterapia é uma parceria entre a Prefeitura de Aquiraz, através da Secretaria de Saúde, a Associação Cearense de Equoterapia (ACE), dirigida por Walter Morais, e a Associação de Pais de Pessoas Especiais (APPE), que tem como presidente Silvana Menezes.


 


A Equoterapia consiste no tratamento de pessoas com necessidades especiais, utilizando o cavalo como instrumento reabilitador, incluindo o convívio social. A atividade contribui para o desenvolvimento do equilíbrio físico e emocional e da auto-estima.


 


A Prefeitura de Aquiraz é pioneira ao oferecer esse serviço através de sua Rede Pública de Saúde. Estão sendo atendidas pessoas entre 5 e 30 anos de idade, com acesso gratuito ao tratamento.


 


Toda semana, pela manhã, são realizadas 20 sessões de Equoterapia. Os praticantes são submetidos a uma avaliação médica e assistidos por uma equipe multidisciplinar composta por fonoaudiólogo, psicólogo e terapeuta ocupacional. Cada sessão conta com um auxiliar de rédea, um equitador, um fisioterapeuta e um psicólogo. Dois cavalos da raça Mangalarga Marchador são utilizados nos tratamentos.


 


E esse esforço já rende frutos, para pacientes como Liliane Almeida, 28 anos, portadora de Síndrome de Down. Após os primeiros meses de tratamento, ela já conseguiu avanços em suas atividades habituais. A partir do desafio de montar a cavalo, Liliane venceu o medo de realizar tarefas do cotidiano, como andar de ônibus, e já se sente bastante à vontade nas sessões de Equoterapia.


 


O Centro de Equoterapia de Aquiraz fica na Rua Tereza Cristina, S/N, localidade de Sítio Marquês, em Jacundá. Fone: 3260.4384. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, sempre pela manhã.


 


Fonte: Scretaria de Saúde de Aquiraz