Sem categoria

Flávio Dino e Aldo Rebelo estão entre os melhores do Congresso, segundo jornalistas

O deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) está em 6º lugar entre os 41 parlamentares que melhor exercem o mandato em 2007, segundo a opinião de 188 jornalistas de mais de 40 veículos de comunicação que cobrem as atividades da Câmara e do Senado em Brasília. O

A lista acaba de ser divulgada pelo site Congresso em Foco, que a partir desta terça-feira (18) até 18 de novembro, vai abrir a votação aos internautas, para que também os seus leitores apontem, dentre estes  41 finalistas, os vencedores da 2ª edição do Prêmio Congresso em Foco.



Os dois comunistas estão entre os 25 deputados e 16 senadores – um a mais que os 40 previstos porque houve empate na 15ª colocação entre José Nery(Psol-PA), e Delcídio Amaral, (PT-MS) – que receberão certificados atestando a boa atuação que têm ou tiveram, conforme o julgamento daqueles que, por obrigação profissional, devem acompanhar com profundidade e independência as atividades do legislativo federal.



Mas a classificação final desses 41 congressistas será decidida pela votação dos leitores do site Congresso em Foco. São eles que irão escolher os que receberão os troféus reservados aos três primeiros lugares, na Câmara e no Senado, e também as placas de homenagem que irão para os que ficarem entre a 4ª e a 10ª colocação em cada Casa. O site também vai premiar os deputados e senadores mais assíduos. A cerimônia de premiação será realizada no dia 26 de novembro, em Brasília.



Pré-seleção



Cada jornalista pôde citar o nome de até 15 deputados e até 10 senadores. Foram usadas três urnas. Uma percorreu as redações da capital federal, enquanto outra circulou pelas dependências do Congresso, coletando os votos dos jornalistas credenciados na Câmara ou no Senado ou que trabalham nos veículos de comunicação das duas Casas (TV, rádio, jornal e agência). A terceira ficou na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), que apoiou e fiscalizou todo o processo.



A amostra dos selecionadores é significativa. Inclui repórteres, editores, produtores de TV, colunistas, chefes de redação, jornalistas de rádio, dos grandes jornais e revistas do país, da internet, da mídia regional, de órgãos de comunicação públicos e de uma agência internacional de notícias (a Reuters, maior empresa do mundo nessa área).



Na primeira fase da premiação, votaram profissionais de emissoras de TV (Globo, Record, SBT, Rede TV, Band, TV Bahia e TVE) e rádio (CBN, Jovem Pan, Itatiaia, Bandeirantes, Eldorado, Guaiba, Difusora de Goiânia), de revistas (Veja, Istoé, Istoé Dinheiro e Época), jornais (Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, O Globo, Gazeta Mercantil, Correio Braziliense, Valor Econômico, O Dia, O Tempo e Folha de Pernambuco), agências de notícias (Reuters, Agência Estado, Agência Brasil e Full Time), sites e portais (Folha Online, iG e Terra).


Também foram consultados jornalistas que trabalham em veículos de comunicação de órgãos oficiais (TV Câmara, TV Senado, Agência Câmara, Agência Senado, Rádio Câmara, Rádio Senado e Radiobrás). Para evitar distorções, jornalistas que assessoram parlamentares não puderam votar.



A cédula de votação entregue aos jornalistas trazia duas perguntas: “Na sua opinião, quais são os melhores deputados federais que exercem ou exerceram o mandato durante este ano de 2007? Na sua opinião, quais são os melhores senadores que exercem ou exerceram o mandato durante este ano de 2007?”.



Do Prêmio



O Prêmio Congresso em Foco foi entregue pela primeira vez em solenidade realizada em 19 de dezembro de 2006, no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.  Mais de 5,3 milhões de votos foram registrados no site pelos internautas.



O prêmio teve o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e de várias entidades da sociedade civil.



Para participar da votação, o internauta deve acessar http://congressoemfoco.ig.com.br e votar em até cinco senadores e dez deputados federais, de uma lista de 41 congressistas pré-selecionados por 188 jornalistas que cobrem o Congresso Nacional.



Veja a lista dos finalistas:



DEPUTADOS
Aldo Rebelo (PCdoB-SP)
Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA)
Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP)
Arlindo Chinaglia (PT-SP)
Augusto Carvalho (PPS-DF)
Beto Albuquerque (PSB-RS)
Carlito Merss (PT-SC)
Chico Alencar (Psol-RJ)
Ciro Gomes (PSB-CE)
Fernando Coruja (PPS-SC)
Fernando Gabeira (PV-RJ)
Flávio Dino (PCdoB-MA)
Gustavo Fruet (PSDB-PR)
Henrique Fontana (PT-RS)
Ivan Valente (Psol-SP)
José Carlos Aleluia (DEM-BA)
José Eduardo Cardozo (PT-SP)
Luciana Genro (Psol-RS)
Luiza Erundina (PSB-SP)
Marco Maia (PT-RS)
Maria do Rosário (PT-RS)
Maurício Rands (PT-PE)
Onyx Lorenzoni (DEM-RS)
Osmar Serraglio (PMDB-PR)
Raul Jungmann (PPS-PE)



SENADORES
Aloizio Mercadante (PT-SP)
Arthur Virgílio (PSDB-AM)
Cristovam Buarque (PDT-DF)
Delcídio Amaral (PT-MS)
Demóstenes Torres (DEM-GO)
Eduardo Suplicy (PT-SP)
Ideli Salvatti (PT-SC)
Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE)
Jefferson Péres (PDT-AM)
José Agripino (DEM-RN)
José Nery (Psol-PA)
Marisa Serrano (PSDB-MS)
Paulo Paim (PT-RS)
Pedro Simon (PMDB-RS)
Renato Casagrande (PSB-ES)
Tião Viana (PT-AC)



De Brasília
Márcia Quadros
Colaborou: Márcia Xavier