Sem categoria

Vacina brasileira contra Aids age em 76% dos voluntários

Pesquisadores brasileiros e de outros sete países estão conseguindo resultados promissores em um estudo que cria uma vacina para combater o vírus da Aids. Os testes feitos em laboratórios mostraram que 76% dos voluntários que receberam o medicamento, cons

“Nós andamos bastante. O resultado foi muito satisfatório. Porém a gente precisa ainda esperar um tempo razoável de anos para dizer se a vacina vai ser utilizada de fato na população ou não”, disse o pesquisador Esper Kallás da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), um dos coordenadores da pesquisa no Brasil.



A vacina está em teste em oito países e já passou por uma primeira etapa, em 2004 quando  360 voluntários que não tem o vírus receberam a medicação. Na segunda etapa, serão mais três mil pessoas.



Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 40 milhões de pessoas em todo o mundo são portadoras do vírus da Aids. No Brasil, estima-se que 620 mil pessoas estejam infectadas. A doença avança, principalmente, em países desenvolvidos e em desenvolvimento.



Por isso, para Kallás, os avanços devem ser comemorados. Mas o médico lembra que a prevenção é a melhor forma de combater a transmissão do vírus.