2º Jornada Jovem Rural pauta desenvolvimento sustentável
Começou na segunda (17) a 2º Jornada Nacional do Jovem Rural, em Luziânia (GO).
Até a quinta (20), 618 jovens e educadores do campo brasileiro participam de palestras, painéis e grupos de trabalho debatendo o tema “Políticas Públicas e Desenvolvimento
Publicado 19/09/2007 13:18
Humberto Oliveira, secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), fez uma palestra inaugural do encontro, tendo como foco o tema central da 2º Jornada. Em sua fala, Oliveira destacou o avanço ocorrido nos últimos anos no desenvolvimento de políticas públicas para o campo, adiantando que o próximo passo será o anúncio, pela Presidência da República, do programa “Territórios da Cidadania”. O objetivo é multiplicar, em outras regiões, o sucesso obtido com as experiências desenvolvidas nos
territórios já existentes.
“Iremos unificar ações de várias secretarias e ministérios para que as políticas sejam desenvolvidas de forma articulada com os interesses dos atores dos territórios, especialmente a partir das demandas dos jovens”, explicou o secretário de Desenvolvimento Territorial.
A deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) participou nesta terça (18) do evento cultural “Dança do Café”. Ela confirmou que acompanhará os jovens à audiência marcada com o Secretário Nacional da Juventude, Beto Cury, nesta quinta, às 10 h.
O encerramento da jornada acontece no auditório Nereu Ramos, na Câmara, quinta-feira, às 14h, com a entrega da pauta de reivindicações e sugestões retiradas no encontro dos jovens filhos de pequenos produtores rurais.
Sotaques
Fazendo um balanço do primeiro dia, Paulo César Brandão, jovem educador de 21 anos da Associação Mineira de Escolas Família Agrícola (Amefa), destacou, para além dos debates e das apresentações artísticas, a qualitativa troca de experiências culturais que está vivendo.
“Estou tendo a oportunidade de conhecer vários sotaques e costumes, que são motivos de riso e estranhamento, mas, sobretudo, de aprendizado. Quero aprender tudo para, posteriormente, difundir o conhecimento adquirido entre os jovens da Escola Família Agrícola em que trabalho”, afirmou Paulo que se preparava para debater em seu GT (Grupo de Trabalho) o tema “Coletivo de jovens: articulação, mobilização e desenvolvimento”.
Programação
QUARTA, dia 19/09 – Luziânia (CTE-CNTI)
07h45 – 08h45 Café da Manhã
09h00 PAINEL 03: Juventude e Políticas Públicas
Painelistas: Fabiano Kempfer (MDA) / Elenice Anastacio (CONTAG) / Severine Macedo (FETRAF)
10h15 GRUPO DE TRABALHO
11h30 Fechamento da SESSÃO TEMÁTICA 03 em plenária
12h30 Almoço
14h00 JORNADA CULTURAL: “Faz Chover” (Mepes)
14h20 JORNADA CULTURAL: “O Sertão Tem” (MOC)
15h00 MINICURSOS E OFICINAS
16h30 Lanche
17h00 – 18h30 MINICURSOS E OFICINAS
19h30 – 20h45 Jantar
20h45 JORNADA CULTURAL: “Dança Alemã Vale das Águas” (Cedejor)
21h15 – 0h00 Baile / Festa / Confraternização
QUINTA, dia 20/09 – Brasília
06h30 – 07h30 Café da Manhã e “Arrumação de malas”
07h45 Ida para Brasília
Sessão de encerramento no Congresso Nacional
Translado Cívico em Brasília
Almoço em restaurante no Anexo da Câmara dos Deputados
17h00 Estimativa de retorno para os locais de origem