Círculo Bolivariano dos Povos dá as boa vindas à Chávez em Manaus
O presidente venezuelano Hugo Chávez se reúne em Manaus, amanhã (20/9), no Tropical Hotel, com o presidente Lula para firmar acordos econômicos sobre o Gás do Sul e na ocasião, o Círculo Bolivariano dos Pov
Publicado 19/09/2007 19:24 | Editado 04/03/2020 16:13
O círculo é uma macro-entidade continental que nasceu do ideal da Revolução Bolivariana em Caracas, Venezuela, com a idéia de integração dos países da América Latina.
“A pedra fundamental da integração latino americana foi o revolucionário Simon Bolívar que tomou uma decisão de unir as nações sul-americanas em um bloco de países irmãos para se defender dos ataques permanentes do nascente império norte americano”, disse Héctor Robles, um dos coordenadores da entidade no Amazonas.
No Brasil, o Círculo Bolivariano foi estabelecido em 2006, possuindo representações nas capitais do Amazonas, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. Os capítulos do Brasil são experiências de uma nova forma de organização e luta pela transformação da sociedade.
Para o professor de Filosofia Nonato Pereira, a entidade manifesta sua importância, como forma de organização da sociedade, em apoio à política de Chávez na Venezuela, a exemplo da reforma agrária, da estatização da infra-estrutura e da indústria de base.
“No Brasil sua função é dar apoio internacional ao governo bolivariano, divulgar não só os ideais da revolução bolivariana, mas também divulgar os fatos econômicos, políticos e sociais em mudança na Venezuela, o que não é feito pela grande mídia que quando divulga o faz deturpando”, responde o professor.
A organização tem apoio dos movimentos sociais de mulheres, juventude, negros e trabalhadores sindicais e espera-se a participação de mais de 200 ativistas.
De Manaus,
Cinthia Guimarães