Sem categoria

Paraguai: aliança Oviedo-Lugo ganharia eleição presidencial

Uma hipotética aliança entre o ex-general Lino Oviedo e o ex-bispo Fernando Lugo para as eleições presidenciais paraguaias de 2008 ganharia com folga contra o governante Partido Colorado. É o que aponta uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira  (19)

Até o momento, no entanto, nem a candidatura de Lugo nem a de Oviedo estão asseguradas. Enquanto o ex-general está em liberdade condicional de uma condenação por tentativa de golpe, a candidatura do ex-bispo pode ser impugnada pela recusa do Vaticano em aprovar sua renúncia religiosa.


 


Segundo o ABC Color, uma parceria Oviedo-Lugo (para presidente e vice, respectivamente) receberia hoje 51,1% dos votos, contra 32,2% dos colorados. O binômio Lugo-Oviedo, por sua vez, garantiria 49,4% dos votos, contra 35,2% dos adversários colorados.


 


Além das especulações, a aliança entre os dois principais opositores paraguaios não parece provável. Na terça-feira, ao lançar oficialmente seu novo bloco político Aliança Patriótica para Mudança, Lugo qualificou Oviedo como “passado”. Os partidários do ex-general, por sua vez, anunciam uma candidatura independente desde que ele deixou a cadeia, em 6 de setembro.