Dia sem Carro mobiliza 1.800 cidades
Criada na França, em 1998, a mobilização acontece hoje em todo o mundo. No Brasil, era aguardada a adesão de quase 60 cidades. Objetivo é conscientizar sobre a falência do atual modelo de transporte urbano, baseado nos automóveis de passeio
Publicado 22/09/2007 18:42
O Dia Mundial sem Carro mobiliza neste ano cerca de 1.800 cidades em todo o mundo, segundo a organização não-governamental Instituto da Mobilidade Sustentável Rua Viva, que coordena, no Brasil, a 7ª jornada Na cidade sem meu carro, promovida pelo Ministério das Cidades.
O Brasil está engajado desde 2001 na campanha, iniciada um ano antes a partir da preocupação de países europeus com o comprometimento da qualidade de vida e os problemas ambientais gerados pelo crescimento da utilização de automóveis. Já em 1998, os franceses começaram a realizar campanhas que mobilizaram 35 cidades no país.
Neste ano, cerca de 60 cidades brasileiras estão engajadas ao movimento, mas o trabalho de conscientização da população para reduzir o uso de automóveis começou há sete anos em Porto Alegre (RS), Caxias do Sul (RS), Pelotas (RS), Piracicaba (SP), Vitória (ES), Belém (PA), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Joinville (SC) e São Luís (MA).
Rio de Janeiro e São Paulo participam pela primeira vez da jornada neste ano. E para comemorar o dia sem carro as prefeituras promoveram passeios ciclísticos, caminhadas, eventos culturais e esportivos, painéis sobre transporte e trânsito, espetáculos teatrais, entre outros.