Festival Curta Canoa tem início hoje, 24/09

Para o Festival, que tem início na segunda-feira, será montada uma estrutura de cinema na conhecida praia do litoral cearense com todo acesso gratuito

O III Festival Latino-Americano de Curta-Metragem de Canoa Quebrada – Curta
Canoa começa nesta segunda-feira (24), com exibição de cinco filmes com temática nordestina, todos participantes da Mostra Competitiva do Festival e segue durante seis dias com as outras mostras, oficinas, seminários, debates, exposição de fotos, homenagens e shows, entre outras atividades, ocupando as ruas de Canoa Quebrada.


 


Para o Festival, será montada uma estrutura de cinema na conhecida praia do litoral cearense com todo acesso gratuito. Nesta terceira edição, o Curta Canoa terá como tema de discussão o audiovisual como ferramenta de preservação do meio-ambiente.


 


Nesta terceira edição, foram mais de 500 inscritos, entre filmes e vídeos produzidos nas cinco regiões do País. Dentre os 38 selecionados, 19 filmes e 19 vídeos, o público poderá apreciar o que está sendo produzido de melhor e mais novo no segmento de curtas-metragens do país.


 


Além da Mostra Competitiva, teremos a Mostra Jaguaribana, a Mostra ''Revelando os Brasis'' e a Mostra Infantil. Para as Mostras, foram selecionados curtas-metragens de ficção, de animação, documentários ou trabalhos experimentais concluídos até o mês de junho de 2005.



 


Os homenageados de 2007 foram indicados levando-se em consideração ser destaque no cenário do cinema nacional e por trabalhos culturais e sociais desenvolvidos em Canoa Quebrada:



– Ator pernambucano Cláudio Jaborandy;



– O cineasta Ronaldo Nunes, da Casa de Cinema;



– Francisco Edvando Ferreira (Lôro) pelo lado da responsabilidade social em defesa da comunidade de Canoa Quebrada.



– Mestre Hélio, o mestre bonequeiro que tanto incentiva à cultura.



– Zé Melancia, pescador, construtor de jangadas, cantador, poeta popular autor de inúmeros folhetos e líder comunitário de Canoa Quebrada, falecido em 1977.



– Patrícia Saboya pelo trabalho que vem desenvolvendo na luta contra a exploração do turismo sexual infantil, além do incentivo à cultura no Estado.



– Ana Clévia Guerreiro, por seus trabalhos culturais no SEBRAE/CE. Atualmente exerce o cargo de Coordenadora dos Projetos do Nordeste do Ministério do Turismo.


 


Nas dependências da Associação Cultural Canoa Criança, durante o Festival,
acontecem as oficinas: de Gastronomia, de Alexandre Sette; de Animação, de Ana Rita (Diretora do KINETON) e Eufrasino Neto (BABA), produtor de animação do CTAV – Centro Técnico Audiovisual do Rio de Janeiro; Produção Cultural, ministrada pela J. A. Lima Produções; e a Elaboração de Projetos Culturais,
proferida pelos técnicos do MINC.


 


Exibição de filmes, palestras, oficinas e seminários, fazendo com que a praia de Canoa Quebrada se transforme em palco para apresentação de peças de teatro e de cultura circense. Todos os dias na rua principal, a Broadway, alguns grupos de teatro, de bonecos gigantes e personagens circenses vão sair em cortejo cultural pelas ruas da cidade praieira. E no espaço cultural da Pousada Latitude, uma exposição de fotos de Canoa antiga, idealizada pelo presidente da Associação Malazartes, Osmarino Gonçalves, (Chocolate).


 



III Festival Latino-Americano de Curta-Metragem de Canoa Quebrada (CURTA
CANOA) – O festival acontece de 24 a 29 de setembro em Canoa Quebrada/CE.
Informações: www.curtacanoa.com.br.


 


 


Fonte: O Povo