Sem categoria

Globo News apresenta especial sobre os 70 anos da UNE

“Uma organização democrática de estudantes, para defender os interesses dos estudantes e os interesses nacionais”. Assim, a criação da UNE é definida por um dos seus fundadores, o ex-militante estudantil Irum Sant’anna. A declaração abre o primeiro capítu

Intercalando depoimentos do escritor Arthur Poerner com declarações de ex-presidentes da entidade, o primeiro vídeo destrincha momentos marcantes do começo da organização do movimento estudantil no país, com a criação da UNE, o posicionamento contra o eixo nazi-facista, a campanha em defesa do Petróleo, a greve dos Bondes e o início das lutas contra a ditadura, até a entidade entrar na clandestinidade.


 


Na segunda parte, ganha destaque a figura do baiano Rui César, presidente em 1979/80, mas que teve papel fundamental na organização do Congresso que reconstruiu a UNE, realizado em 1977, em Salvador. Ele conta como se deu a ligação e o agendamento de um encontro com o então governador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães. O objetivo era pedir a ACM um local emprestado para garantir a realização do encontro.


 


Em outro trecho, o sisudo general João Figueiredo, na época (1978) ministro chefe do Sistema Nacional de Informação (SNI), dispara: “não vejo a necessidade de se criar uma UNE”, diz, defendendo a extinção da entidade. O general Geisel também aprece, discursando sobre o fim do AI-5 e início da tal abertura “lenta, gradual e segura”.


 


Momentos históricos


 


Rememoram fatos também Aldo Rebelo, Aldo Arantes, Jean Marc, José Batista de Oliveira, entre outros importantes ex-presidentes e militantes do movimento estudantil, que construíram a história da UNE nestes 70 anos.


 


As imagens resgatadas pelo programa jogam luz sobre alguns fatos sombrios da nossa história, como a morte do estudante secundarista Edson Luis, o massacre da Praia Vermelha, a sexta-feira sangrenta e a invasão da PUC-SP. A demolição da sede da UNE, em 1980, no Rio de Janeiro, também está registrada.


 


Abaixo, o EstudanteNet traz os links dos dois vídeos, para que o internauta possa assistir e conhecer um pouco mais da história de 70 anos de lutas da União Nacional dos Estudantes:


 


» Vídeo 1

» Vídeo 2