Roberto quer tornar sede da UNE em patrimônio cultural

O vereador da cidade do Rio, Roberto Monteiro (PCdoB), apresentou no dia 13 um projeto de lei que torna patrimônio cultural do povo carioca a sede da UNE e da UBES, localizada na Praia do Flamengo.

O objetivo do projeto é preservar a sede das entidades, um local de importância política, estudantil e cultural da história do país. Em sua justificativa, Roberto cita a UNE como precursora de importantes movimentos culturais brasileiros, como o Centro Popular de Cultura (CPC) nos anos 1960 e mais recentemente na organização das bienais de cultura e o Circuito Universitário de Cultura e Arte, os conhecidos CUCAs.



Uma vez aprovado, o Poder Executivo fica autorizado a estabelecer incentivos e ações necessárias para que a sede das instituições se mantenha e fortaleça suas atividades.