Lula inaugura no Rio produção de vacinas contra vírus
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega ao Aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro, por volta das 9h40m desta segunda-feira (1º) e vai para a Fundação Oswaldo Cruz em Manguinhos, a Fiocruz, inaugurar o Centro de Produção de Antígenos Virais. O cent
Publicado 30/09/2007 15:57
Entre as vacinas que serão produzidas está a tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola). A unidade também poderá produzir outras vacinas virais, como as usadas contra rotavírus, varicela, hepatite A, febre amarela inativada, poliomielite inativada e dengue.
A Fiocruz acaba de ampliar sua capacidade de produção, de 4,5 bilhões para 6 bilhões de medicamentos-ano, com a nova fábrica de medicamentos Farmanguinhos, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio. Em uma área de 12 mil metros quadrados serão produzidos pomadas, comprimidos e medicamentos antiretrovirais, usados no tratamento da aids.
Remédios para doenças negligenciadas
O ministro da saúde, José Gomes Temporão, diz que os investimentos na área de pesquisa também serão ampliados. “O objetivo é descobrir novas drogas para doenças que afetam principalmente o Brasil e os países mais pobres, como a tuberculose, hanseníase e leishmaniose, as chamadas doenças neglicenciadas”.
Temporão informou que apresentará este mês uma proposta para ampliar a produção de medicamentos considerados estratégicos, como os antiretrovirais, no chamado PAC da Saúde. “Além da questão econômica, há uma dimensão estratégica: não podemos ficar dependendo em áreas críticas, como no tratamento de pessoas com aids, de tecnologia desenvolvida fora do país”.
Depois da inauguração do centro, Lula terá almoço de trabalho com os diretores do BNDES, na sede o banco no centro do Rio. Às 15 horas, ele participa da cerimônia de liberação de recursos para cooperativas de catadores de materiais recicláveis. No início da noite, comparece à cerimônia de comemoração dos 180 anos do Jornal do Commercio, no hotel Copacabana Palace.
O presidente passa o fim de semana descansando com a família em seu apartamento de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, sem compromissos oficiais. Lula chegou a São Bernardo na sexta-feira à noite, vindo também do Rio.
Da redação, com agências