Sem categoria

Pesquisa latino-americana mostra Lula em 1º e Bush em último

Luiz Inácio Lula da Silva é o presidente da República melhor avaliado pelos latino-americanos, entre 11 governantes pesquisados, segundo a pesquisa ''Latin American Pulse'', do Ipsos Public Affairs, realizada em seis países da região. Ele obteve em

A pesquisa foi feita na Argentina, Bolívia, Brasil, Equador, México e Venezuela. O resultado foi noticiado neste sábado (29) pela Agência Estado. Os números de Lula estão no gráfico ao lado.

''Se houvesse eleição de presidente da América Latina, Lula seria o mais forte candidato'', comentou para a agência o diretor de planejamento do Ipsos no Brasil, Alberto Carlos Almeida. Almeida é insuspeito no caso: autor do livro A cabeça do brasileiro, defende a tese de que os ''iletrados'' estragam o país, apesar dos esforços da elite ''de nível superior''; com certeza nunca votou em Lula.

Não é a primeira vez que o Ipsos atesta a popularidade de Lula e a impopularidade de Bush. A edição anterior da pesquisa, em março passado, aferiu para o governante brasileiro um saldo positivo de 36 pontos no Brasil, 39 na Bolívia e 37 no Peru. Já Bush amargou saldos negativos de 43 na Bolívia, 55 no Brasil e 3 no Peru.

Coerente com a linha de direita do Grupo Estado, a notícia da agência destaca o saldo negativo de 7 pontos atribuído pelo Ipsos ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez na média dos seis países. Entre os venezuelanos, porém, Chávez ficou com 38 pontos positivos. Sempre conforme o instituto, o presidente de Cuba, Fidel Castro, teve saldo de -12; o da Bolívia, Evo Morales, -15; o da Nicarágua, Daniel Ortega, +3 e a do Chile, Michelle Bachelet, +20.

Da redação, com Agência Estado