Almeida Lima é designado relator de representações contra Renan
O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), designou nesta segunda-feira (1º) o senador Almeida Lima (PMDB-SE)relator das representações números três e quatro contra o presidente do Senado, Renan Calh
Publicado 01/10/2007 20:19
Quintanilha informou que as duas representações foram unificadas por guardarem conexão entre si. No entender dele, além de o representado ser o mesmo (Renan) e os autores da representação pedirem a cassação do mandato, também é o mesmo o objeto da denúncia.
– Estou respaldado juridicamente. Baseei-me em parecer da Consultoria Legislativa – afirmou o presidente do conselho em entrevista coletiva concedida no final da tarde à porta de seu gabinete.
Quintanilha foi indagado acerca de aspectos que poderiam tornar questionável a designação de Almeida Lima: o fato de ser um dos principais defensores de Renan; o fato de ser do PMDB; e a possibilidade de ter garantido o comando do diretório do partido em Aracajú como prêmio pelo trabalho em prol de Renan.
– Não há nenhum problema de isenção. O relator expressará seus pontos de vista, e o conselho é soberano para aceitar ou não – argumentou Quintanilha, que lembrou o voto em separado contrário ao relatório do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA), o primeiro a relatar a representação contra Renan que tratava de pagamento feitos à jornalista Mônica Veloso.
O presidente do conselho observou que fez convites a outros senadores, mas não obteve concordância. Foram convidados, segundo Quintanilha, os senadores Marisa Serrano (PSDB-MS) e Renato Casagrande (PSB-ES), também integrantes da comissão de investigação da primeira representação, além de senadores do DEM.
– Não foi manobra nem foi feito às escondidas. Convidei o senador Almeida Lima, e ele aceitou. Há somente 15 membros no conselho, um espaçorestrito para trabalhar – disse.
Fonte: Agência Senado