Currículo e temática da cultura e história afro, do papel para vida! *
A Lei 10639, assinada pelo presidente da república, em janeiro de 2003, determina que as escolas de ensino fundamental e médio, das redes públicas e particulares de todo o país, incluam no currículo a temática da cultura e história afro-brasileiras; in
Publicado 01/10/2007 14:38 | Editado 04/03/2020 17:12
A Lei 10639/03 é uma conquista histórica do povo negro brasileiro, fruto de inúmeras lutas, palestras, seminários, encontros específicos, etc. É o reconhecimento de que o Estado brasileiro possui uma dívida histórica junto às populações negras e indígenas pelos séculos de massacre, escravização e descaso perante o destino destes contingentes.
A importância de os afrodescendentes (e não somente eles) conhecerem sua história, sua ancestralidade nos faz refletir sobre a força que tem o racismo em sua perpetuação entre nossa gente, seja nas famílias, nas escolas, no trabalho, nos diferentes círculos sociais.
O racismo é repassado no cotidiano como prática, através de inúmeras representações da imagem depreciativa contra os negros e a principal característica desta prática é a sua desumanização e, sendo uma “coisa” não há reconhecimento de sua vida histórica, tão pouco de seus líderes, de suas manifestações culturais, de sua religiosidade, de seus espaços territoriais, seus objetos sagrados, suas roupas, sua estética.
Ao aplicar a Lei 19639/03, efetivamente em sala de aula, rompe-se com a invisibilidade de uma parcela da população, responsável que foi pelo erguimento da nação brasileira. O eurocentrismo, tão enraizado em nossa educação deixa de ser uma visão de mão única.
Olhar para a África, para seu povo, para sua geografia e história é perceber quão rico é este continente, tão fundamental para o desenvolvimento da humanidade.
A aplicação da Lei 10639/03 deve sair do papel e ir para vida!!!
* Geovani Machado, geógrafo Executiva Unegro RS
** A Ministra Matilde Ribeiro estará em Pporto Alegre nesta terça-feira (2) para participar da Audiência Pública sobre o ensino da história e cultura afro na Assembléia Legislativa.