Filiações marcam jantar em prol da sede nacional em Manaus
Em clima de comemoração o PCdoB Amazonas celebrou a 8ª edição do jantar em prol da sede nacional que tornou-se um expressivo ato político reunindo a bancada de vereadores do interior, militantes, amig
Publicado 01/10/2007 18:58 | Editado 04/03/2020 16:13
Para o presidente do nacional do PCdoB, Renato Rabelo, a conquista de uma sede própria é uma questão emblemática e também política, importantes para a história de um partido que completou 85 anos de existência. “Tem tido uma repercussão muito grande e mobilizado muita gente. E o mais importante foi a presença de várias correntes políticas, inclusive da oposição que respeita o PCdoB. No Rio de Janeiro estavam lá o PSDB e o DEM, sem falar os partidos da base aliada”.
“Através dessas campanhas nós vamos conseguir a maior parte dos recursos para comprar a sede do partido. O valor estimado está em torno de 3,5 milhões e pode chegar a 4 milhões”, declarou Renato.
A empreitada que está mobilizando amigos e aliados será estendida em quase todas as capitais brasileiras até o final de 2007. “O nosso resultado nesse investimento não é só a questão financeira, mas é política, quando lideranças de vários partidos vêm a nossa promoção, quando um vereador se filia num ato como esse, quando empresários procuram o partido para se filiar. Estamos conseguindo nos colocar como alternativa, como um partido grande, maduro e acessível”, afirmou o presidente do Comitê Estadual, Antonio Levino.
Entre os recém-ingressos no PCdoB estavam o vereador Roberto Sabino, a suplente de vereadora Luciana Fontes, o empresário Walderi Areosa Jr. e os vereadores de Iranduba (AM), Ednor Pacheco e Alzira.
Roberto Sabino deve oficializar a filiação a partir do dia 4 de outubro. “Hoje é muito importante, uma vez que eu conheci o presidente do PCdoB nacional, a direção e também me relacionei bem com as pessoas que administram a fazem o PCdoB no Amazonas. De 93 a 94 fui vereador junto com a então vereadora junto a Vanessa Grazziotin. Em 1994-98 fui deputado junto o Eron que na época me convidava para ingressar no Partido”, disse ele.
O secretário de estado da Produção Rural e ex-presidente do Partido Eron Bezerra ressaltou que o Amazonas é uma referência na campanha porque possui duas sedes próprias que abrigam o Instituto Maurício Grabois (IMG) e o prédio do Comitê Estadual, respectivamente. “Significa dizer que nós nunca compartilhamos da idéias de pagar aluguel. Do ponto de vista do objetivo de criar uma sede é uma medida mais que justa porque evita despesa. É um ponto de referência permanente. Qualquer pessoa que faz política sabe onde fica sede do PCdoB porque nunca mudou.”
Ainda acrescentou: “O mais importante, além da sede, é toda uma construção política nova que o partido vem experimentando: com a ampliação de militantes, de jovens, de operários, de parlamentares. E por isso achamos esse momento novo que reflete um ajuste. Nós só temos a comemorar e abrindo as portas para que qualquer pessoa do povo possa ingressar”.
Adesões e perspectivas
Luciana Fontes (ex-DEM) esteve no evento e destacou a sua opção de filiar-se ao PCdoB, regressar à esquerda e reencontrar amigos de militância. “Acho que foi uma saída tranqüila, estou numa fase mais madura, mais livre pra fazer a minha escolha do coração que foi voltar pra esquerda. Olha de amigos que a gente encontra! Estou vindo para o partido para militar”.
O presidente Renato revelou que o PCdoB já possui 17 candidatos a prefeito em capitais brasileiras e nomes pré-definidos para disputar o executivo municipal em quase 400 cidades, 73 delas com mais de 100 mil habitantes. “Eu acredito que a porcentagem de êxito vai ser grande, porque o partido e as pessoas têm mais influência política. São lideranças de prestígio e por isso a gente vai ter chance de eleger muita gente”.
Prestigiaram o evento o vice-governador do Estado, Omar Aziz, o prefeito de Manaus Serafim Corrêa, a deputada federal Vanessa Grazziotin, o deputado estadual José Lobo, os membros do Comitê Central Liége Rocha, Pedro Oliveira e Ronald Freitas, a vereadora Lucia Antony, o secretário municipal de Defesa Civil Antonio Carlos Marques, o diretor presidente do IMTU Marcelo Ramos e o secretário de Estado de Esporte Lupércio Ramos.
De Manaus,
Cinthia Guimarães