Sem categoria

Mercosul: Chávez se mostra otimista após encontro com Amorim

O presidente venezuelano Hugo Chávez destacou neste domingo (30/9) o rumo das relações de seu governo com o Brasil, depois da reunião de sábado à noite com o chanceler Celso Amorim, que confirmou o interesse pelo ingresso da Venezuela no Mercosul.

Chávez relatou que falou por horas com Amorim e elogiou a maneira como o presidente Lula enfrenta as relações com a América latina, particularmente com a América do Sul, e ratificou que em outubro acontecerá a primeira reunião trimestral entre os dois governos, como ficou acertado entre os presidentes dos dois países há dez dias em Manaus (AM).



O ingresso da Venezuela no Mercosul está em estudo pelo Congresso brasileiro, cuja Câmara dos Deputados prolongou a analise por uma comissão por mais três semanas, em meio a polêmicas que cercam os deputados e o presidente venezuelano Chávez.



Sobre esse assunto, Amorim disse que não tem “bola de cristal” para adivinhar quando o Congresso irá aprovar o protocolo de adesão ao bloco, trâmite que está em debate também no Paraguai e que já foi completado por deputados da Argentina e do Uruguai.



Os dois presidentes voltarão a se encontrar no dia 13 de dezembro, data na qual, segundo Amorim, devem estar prontos os acordos entre as empresas petroleiras estatais Petrobras e PDVSA para a refinaria de Pernambuco, no nordeste brasileiro, e a exploração conjunta da reserva da Faixa de Orinoco, na Venezuela.



O ministro das Relações Exteriores venezuelano, Nicolas Maduro, que também se reuniu com Amorim, disse sobre o ingresso da Venezuela no Mercosul que seu governo “espera que o Congresso brasileiro tome suas decisões e nós continuaremos trabalhando nas relações (com o Brasil) que são muito frutíferas”.



Fonte: Ansa Latina