PCdoB de Pelotas prepara grande mobilização para outubro
O PCdoB de Pelotas, no Rio Grande do Sul, começa movimentação para a sua Conferência Municipal, que será realizada no dia 20 de outubro, na Câmara Municipal de Vereadores. O debate deverá ficar em torno da renovação da direção para o próximo perío
Publicado 01/10/2007 11:24
Segundo a direção local, a idéia é fazer amplo debate com os filiados acerca das diretivas atuais do partido. Entre elas a de o PCdoB ter maior protagonismo no processo eleitoral do ano que vem, com a apresentação de candidaturas próprias aos executivos e nominatas competitivas de vereadores.
''Achamos que há espaço para a renovação da representação nos espaços políticos, com propostas sérias e comprometidas com os anseios de mudanças existentes na população'', declarou o jornalista e presidente municipal do PCdoB, Clomar Porto.
Ele acrescentou ainda que “Pelotas precisa recuperar uma perspectiva de crescimento e de futuro, com participação popular, para que haja desenvolvimento social. ''Esta estagnação vivida no município exige, das forças democráticas, comprometidas com o povo, um debate mais amplo, que aponte para soluções reais, que devem estar sintonizadas com o projeto nacional, que vise a redução das desigualdades regionais e o aproveitamento das potencialidades locais”.
“Estamos nos aproximando de mais uma eleição e não é mais possível que o problema da retomada do desenvolvimento de Pelotas continue sendo tratado como tema isolado, com promessas vazias. É também um problema do estado e da nação. Tem tudo a ver com o projeto de desenvolvimento nacional que queremos'', sentenciou.
Um dos debates propostos pelos comunistas locais é a necessidade de projeto de desenvolvimento regional com integração, que tenha Pelotas e Rio Grande como ''centro estratégico''.
Quanto às articulações políticas visando o processo eleitoral, os comunistas trabalham com a idéia de dialogar com os partidos que compõem a base de apoio do governo Lula, campo no qual se situa o PCdoB. '' Temos procurado dialogar de maneira ampla, com todos os partidos do nosso campo, pois é isso que a realidade exige'', pontuou Porto.
Em preparação à conferência, o PCdoB deve realizar encontros de base nos bairros, entre os trabalhadores e juventude, setores em que o partido tem maior presença. Nestas reuniões serão escolhidos os delegados que irão participar da plenária final.
Neste mês de outubro o partido também apresentará exposição histórica dos 85 anos da sigla, comemorados em 2007. O material cumprirá roteiro itinerante em diversos locais da cidade, entre eles sindicatos, escolas, centros culturais e nas bancas do partido em locais públicos. O PCdoB possui cerca de 800 filiados em Pelotas.