Sem categoria

Retorno de Rondeau ao Ministério entra na pauta do governo

O líder do PMDB, senador Valdir Raupp disse, em entrevista à imprensa, nesta segunda-feira (1) “que dentro da postura de diálogo, própria do partido”, deverá reunir-se nesta terça-feira com o ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Gui

Além da recondução de Rondeau, que renunciou após suspeita de que ele teria recebido propina da construtora Gautama, pivô da Operação Navalha, da Polícia Federal, será discutida  também a nova forma de lidar com a tramitação das medidas provisórias.


 


O encontro ocorrerá durante reunião do Conselho Político,marcada para esta terça-feira,às 11 horas,  em que será discutida a medida provisória que propõe a criação da TV Pública. Segundo Raupp, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria pedido ao ministro Mares Guia que, todas as vezes em que ele for mandar para o Congresso uma MP que possa causar algum tipo de polêmica, esta deve ser discutida exaustivamente.


 


Raupp disse que outra questão relevante é a do ex-ministro Silas Rondeau, de Minas e Energia que, segundo ele, está “pendente há seis meses”. O senador lembrou que o cargo era da cota PMDB e que é preciso saber se Rondeau vai ou não voltar para o ministério “para que não permaneça por mais tempo esse desequilíbrio entre o PMDB e os demais partidos da base aliada”.


 


Coalizão


 


O líder do PMDB comentou ainda a reação da ala do PMDB que se rebelou na semana passada quando votou pela rejeição do PLV 377/07, proveniente da MP 377/07, que criava a Secretaria de Planejamento de Longo Prazo. A rejeição da medida deixou sem cargo o então ministro Mangabeira Unger.


 


“Um partido que faz parte de uma coalizão deve estar também no centro das decisões, com postos à altura de sua representatividade. O PMDB tem sido diminuído no somatório de forças da coalizão”, disse o senador, que admitiu o esforço do governo para discutir uma solução para o Ministério de Minas e Energia.



Fonte: Agência Estado