Chávez confirma reunião para lançamento do Banco do Sul
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, confirmou que na próxima segunda-feira (8) será realizada uma reunião em Caracas com vistas ao lançamento do Banco do Sul.
Publicado 03/10/2007 16:14
“Hoje (3) me ligou Rafael Isea, presidente do Bandes (Banco de Desenvolvimento Econômico e Social da Venezuela), e me informou que haverá dentro de poucos dias uma reunião dos ministros de Economia [dos países membros do Banco do Sul]. Já foi ratificado no Rio de Janeiro que a sede do Banco será Caracas”, disse Chávez no canal oficial Venezuelana de Televisão.
O governante afirmou que a proposta de criar o Banco do Sul, assim como outras planejadas ou já concretizadas pelo seu governo, como a Telesul, a Petrosul, a Universidade do Sul e o gasoduto do Sul “têm sido e continuarão sendo sabotadas pelo império”, os Estados Unidos.
O Banco, que tem a participação de Brasil, Argentina, Bolívia e Equador, tenta dotar a região de um mecanismo de financiamento próprio e sem condicionamentos, distintos dos oferecidos pelo Banco Mundial e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), segundo seus promotores.
A iniciativa começaria a funcionar com capital inicial de US$ 7 milhões da Venezuela e outras contribuições dos demais sócios, a serem definidas.
O início de sua operações está previsto para o mês de novembro, segundo anunciaram Chávez e seu colega equatoriano Rafael Correa, em uma recente visita a Manaus.
Fonte: Ansa Latina