Sem categoria

Che ganha monumento em um dos pontos mais altos da Venezuela

O governo venezuelano vai inaugurar, na próxima segunda-feira (8), um monumento em homenagem ao guerrilheiro Ernesto “Che” Guevara (1928-1967), em um dos pontos mais altos dos Andes Venezuelanos. A escolha no local não foi aleatória. Há 55 anos, o líder r

O monumento, elaborado em vidro temperado, será erigido no Pico da Águia (4.007 metros), situado no estado de Mérida (oeste do país), anunciou o ministro da Cultura venezuelano, Francisco Sesto. Com a obra, a Venezuela se une aos atos comemorativos pelos 40 anos da morte do guerrilheiro, que serão completados no próximo dia 9.


 


Segundo o ministro Sesto, o monumento é uma “imagem clássica de 2,40 metros de altura, um metro de largura e quatro centímetros de espessura”, assentada em uma “base de rocha natural”. A base levará uma “inscrição interna em vermelho e preto que faz referência” à passagem pela Venezuela que o líder revolucionário detalha “em seu diário”, ainda de acordo com informações oficiais.


 


“É um gesto muito bonito fazer essa lembrança a esse homem que quis conhecer com seus próprios olhos, ouvidos e sua própria sensibilidade como era o lugar do mundo onde nasceu e que percorreu a América Latina”, expressou Sesto.


 


À inauguração do monumento comparecerão autoridades federais, regionais e municipais da Venezuela, além de “alguns embaixadores”, acrescentou o ministro venezuelano.


 


Nascido na Argentina e naturalizado cubano, Che Guevara morreu pelas mãos de um militar da Bolívia um dia após ter sido capturado em uma região remota das selvas do país. O monumento em homenagem ao líder reforça os ideais de integração pelos quais ele lutou.