No Amazonas, PCdoB investe em candidaturas majoritárias
Dar mais um passo para conquistar o cenário político é a meta do Partido Comunista do Brasil no Amazonas. Só este ano, o partido aumentou de sete para 42 vereadores no interior do Estado. Em Manaus, é protagonista na Câmara Municipal com a adesão de mais
Publicado 03/10/2007 16:47
“Somos uma legenda competitiva, protagonista em um governo popular”, disse o presidente estadual do PCdoB, Antonio Levino. A afirmação dos nomes que irão concorrer a prefeito e vereador pelo PCdoB do Amazonas será definida após a realização da 14ª Conferência Estadual do partido, marcada para os dias 9 e 10 de novembro.
Em Coari, o nome cotado para prefeitura é do deputado estadual José Lobo. “Ele é favorito na cidade. Se depender de nós, Lobo será candidato sim”, garantiu o secretário de estado da Produção Rural e membro do Comitê Central, Eron Bezerra. Em Santa Isabel do Rio Negro a indicação é Fidelis Baniwa, ator e militante indígena.
“O PCdoB hoje é um partido em plena expansão, porque antes era localizado em cidades grandes e capitais. Hoje nós já temos candidatos a prefeito anunciados em 17 capitais”, revelou Renato Rabelo em passagem por Manaus, ao conceder entrevista à imprensa na última sexta-feira (28/09).
Entre os investimentos para disputar o executivo municipal em capitais brasileiras incluem as pré-candidaturas das deputadas Manuela D’Ávila em Porto Alegre (RS), Jandira Feghali no Rio de Janeiro (RJ), Jô Moraes em Belo Horizonte (BH) e Vanessa Grazziotin em Manaus (AM). “Jovens e mulheres é com o PCdoB”, ressaltou Renato Rabelo.
Quanto aos questionamentos da imprensa a respeito de Vanessa ser cotada para disputar a prefeitura da capital, a deputada respondeu que “o partido participou da administração de Serafim Corrêa (PSB) e procurou colaborar de todas as formas”. “A conjuntura muda muito, mas no que depender de nós, o PCdoB vai ter candidato a prefeito de Manaus. Fui vereadora durante 10 anos. Na última eleição me dediquei a estudar a cidade”.
Em 2004, Vanessa concorreu a prefeitura de Manaus, ficando em terceiro lugar. No segundo turno, com a disputa entre Amazonino Mendes e Serafim Corrêa, o PCdoB apoiou o PSB do atual prefeito, que já fala em sua recandidatura.
Com as candidaturas majoritárias, o presidente do Comitê Estadual disse que o partido está “preparado para uma grande batalha”. Segundo Levino, o PCdoB figura entre sete partidos de maior expressão no interior do Amazonas e pode ser o primeiro com maior número de filiados na capital.
Informações da Secretaria de Organização dão conta que o PCdoB-AM possui pouco mais de 8 mil filiados, com perspectiva de alcançar 10 mil até a realização da Conferência Estadual.
De Manaus,
Cinthia Guimarães