Vereadores do Rio lançam Bloco Progressista

Na noite do dia 1º, a Câmara Municipal do Rio foi palco do lançamento Bloco Parlamentar Progressista formada por oito vereadores de diferentes partidos. No ato que foi presidido por Roberto Monteiro (PCdoB), destacou-se a necessidade da união do g

Fazem parte do Bloco, além de Roberto Monteiro, os vereadores Stepan Nercessian (PPS), Adilson Pires (PT), Rubens Andrade (PSB), Andrea Gouvêa (PSDB), Sami Jorge, Pedro Porfírio – os dois do PDT – e Wilson Leite Passos (PP).



O lançamento também contou com dirigentes municipais e estaduais dos partidos que compõem o Bloco, entre eles a presidente regional do PCdoB, Ana Rocha, e o deputado federal Edmilson Valentim (PCdoB).



Para o presidente municipal do PCdoB, Jorge Barreto, “a cidade do Rio necessita de uma aliança de vereadores como do Bloco Progressista para aprovar leis que representam os interesses da maioria da sociedade. Essa aliança há muito tempo era um desejo do nosso Partido”.



Segundo Roberto Monteiro, “mais importante do que o lançamento do Bloco é a manutenção e a construção dele”. O parlamentar ressaltou que um dos marcos do grupo é o “debate no campo das idéias, o que nem sempre acontece na Casa”.



Para Roberto, além de unificar o Bloco, o grande desafio será fazer o enfrentamento com as forças dominantes no legislativo do Rio.



Sem a formação do Bloco, disse o vereador Pedro Porfírio, os partidos com poucos parlamentares na Casa tinham poucas alternativas para atuar, inclusive na hora de indicar membros de Comissões e CPIs.



Manifesto



O vereador Stepan Nercessian leu no plenário o manifesto de lançamento do bloco. Um dos trechos critíca a subserviência do legislativo e a interferência do Executivo na Casa: “…juntos aumentamos a possibilidade de dar seqüência a projetos, posturas e idéias que muitas vezes não conseguem ocupar espaço em um cenário de maioria a serviço do Executivo”.