Chávez diz a jornal francês que Ingrid Betancourt está viva
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta quarta-feira (3) ao jornal francês Paris-Match que está convencido de que Ingrid Betancourt, ex-candidata presidencial colombiana detida há mais de cinco anos pelas Forças Armadas Revolucionária
Publicado 04/10/2007 15:44
Chávez, no entanto, afirmou não ter provas materiais que demonstrem sua afirmação. Ele disse apenas a informação vem de fontes muito próximas do local onde está Betancourt, que é dona de cidadania francesa e colombiana. “Me asseguraram que ela está viva. Não há nada que indique que ela esteja morta”, disse o presidente.
A declaração de Chávez serve como contraponto à do vice-presidente da Colômbia, Francisco Santos, que há alguns dias disse ter dúvidas de que Ingrid Betancourt ainda estivesse viva.
Chávez, que atua como mediador do conflito colombiano, assinalou na entrevista que há algumas semanas enviou uma mensagem a um dos líderes das Farc, Raúl Reyes, perguntando sobre o estado de saúde da refém. “Digam a Chávez que Ingrid está viva”, foi a resposta que o presidente obteve alguns dias depois, segundo ele relatou para o jornal francês. “Mas seria melhor ter uma verdadeira prova. Esperamos por ela ainda”, disse.
Otimismo
Durante a entrevista, Chávez se mostrou otimista em relação às possibilidades de êxito em sua mediação. No entanto, admitiu que existem dificuldades devido às profundas divergências entre o governo colombiano e a guerrilha, em torno de aspectos, por exemplo, como a desmilitarização de alguma área do país para que seja feito um intercâmbio humanitário.
Para tanto, Chávez disse jogar todas suas fichas na reunião que deve ter na próxima semana como algum dos principais nomes da Farc, em local e data ainda a definir – o encontro seria no próximo dia 8, em Caracas, mas precisou ser cancelado.
Fonte: TeleSul