Sem categoria

Movimento busca 5 milhões de assinaturas contra o aborto

O Movimento Brasil Sem Aborto lançou sua campanha nacional pela coleta de 5 milhões de assinaturas contra a descriminalização do aborto nesta quinta-feira (4) na Câmara dos Deputados, em Brasília. A campanha foi deflagrada durante o Seminário da Criança A

Várias entidades e organizações civis que trabalham contra a descriminalização do aborto no Brasil estavam representadas no evento que iniciou às 9 horas no auditório Nereu Ramos.


 


As entidades pela manutenção da legislação atual que criminaliza o aborto.


 


A mudança da lei está em debate na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), da Câmara dos Deputados, onde tramita o Projeto de Lei nº 1135/91, que pretende legalizar o aborto no país.


 


Mobilização


 


O PL tem como relator o deputado Jorge Tadeu Mudalen (DEM-DF), que também preside da CSSF da Câmara. O projeto já passou por duas audiências públicas, a primeira no dia 27 de junho e a segunda, 29 de agosto passado.


 


No dia 11 de setembro, o deputado Mudalen se reuniu com representantes de entidades nacionais e locais que defendem a vida desde a concepção e se comprometeu a apresentar seu parecer sobre o PL 1135/91 na primeira quinzena de dezembro.


 


Além do Movimento Nacional em Defesa da Vida – Brasil sem Aborto, participaram do encontro com o relator do PL representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Associação Nacional Pró-Vida Família, do Conselho de Pastores do Distrito Federal, e deputados coordenadores das Frentes Parlamentares em Defesa da Vida da Câmara dos Deputados e da Assembléia Legislativa do Ceará.


 


5 milhões contra o aborto


 


A partir desta quinta-feira o site do movimento (www.brasilsemaborto.com.br) trará um modelo do abaixo-assinado que poderá ser acessado por qualquer pessoa ou entidade interessada em coletar as assinaturas em sua comunidade ou região. O material recolhido deverá ser enviado para o comitê estadual mais próximo (os endereços podem ser encontrados no site), ou para a coordenação nacional, em Brasília: SEPS 714/914 Bl, sala 212 Edifício Porto Alegre. Telefone (61) 3345-0221.


 


O Movimento Nacional em Defesa da Vida – Brasil sem Aborto quer sensibilizar outras entidades representativas da sociedade civil e lideranças religiosas a trabalhar pela coleta das assinaturas em todo o Brasil.


 


Histórico


 


O Movimento Nacional em Defesa da Vida – Brasil sem Aborto foi criado em julho 2006 com o objetivo de defender a vida. Reúne juristas, cientistas, professores e cidadãos que representam a sociedade civil em um movimento de natureza suprapartidária, supra-religioso, plural e democrático, focado na luta por uma agenda positiva, que discuta as questões fundamentais do direito à vida plena desde a fecundação.


 


Para difundir suas idéias e propostas para um universo cada vez maior, o Movimento Nacional em Defesa da Vida – Brasil Sem Aborto já conta com vários comitês estaduais. A partir do dia 14 de outubro serão 16 comitês, com implantação do Comitê Estadual do Maranhão, em São Luís.


 


Nesta quinta também foi realizado o seminário “Defesa da Vida”. O coordenador nacional do Movimento, Jaime Ferreira Lopes, fez uma palestra no evento. No mesmo dia foram escolhidos os coordenadores locais do comitê.