Sem categoria

Recorde negativo: menos de 1/3 aprovam governo Bush

A imagem presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, atingiu o pior nível já registrado numa sondagem Associated Press-Ipsos. Apenas 31% dos entrevistados aprovam o trabalho de Bush, conforme a pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 4.  A

Em plena crise no setor de crédito imobiliário de alto risco, a aprovação ao modo como Bush conduz a economia caiu de 37% para 34%, também um novo recorde de baixa. O presidente americano também viu a aprovação de seu trabalho em questões internas como a saúde pública cair de 32% para 31% e selar um novo recorde.



Mesmo entre os cidadãos que se consideram republicanos, a taxa de aprovação do governo Bush foi de 69%. Nessa faixa, os que apóiam o governo “com firmeza” se reduziram para 29%. Entre os norte-americanos que se declaram democratas, a aprovação do presidente cai para 7%, enquanto 19% dos independentes consideram a administração positiva.



Guerra do Iraque é o ponto mais fraco



O ponto fraco de Bush continua a ser a ocupação do Iraque. A taxa de aprovação à sua política nesta área reduziu-se ára 29%, contra 33% no mês passado, e em empate técnico com o pior mês da série histórica (dezembro, com 27%), segundo a Associated Press-Ipsos.



Mas a política econômica se revela também um ponto vulnerável da Casa Branca. A aprovação nesta esfera reduziu-se para 34%, o número mais baixo até agora pela pesquisa que teve início em dezembro de 2003. A pesquisa foi realizada antes de Bush vetar a suplementação orçamentária de US$ 35 bilhões para a cobertura da saúde das crianças nos EUA.



O levantamento também constatou que a aprovação ao trabalho do Congresso americano atingiu a mínima histórica de 22%, abaixo dos 24% registrados em julho. A sondagem AP-Ipsos foi feita entre 1 e 3 de outubro. Foram entrevistados 1.005 adultos. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.



Da redação, com agências