Regularização dos rios permite desenvolvimento do Semi-árido

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs-PI) trabalha para melhorar a qualidade de vida da população e gerar desenvolvimento. A regularização do leito dos rios a partir das barragens do Semi-árido tem trazido grandes resultados para a irrig

Os rios Canindé e Piauí, que são regularizados através de barragens, contribuem para o desenvolvimento do Semi-árido. As barragens Petrônio Portela, situada em São Raimundo Nonato, e Jenipapo, localizada em São João do Piauí, são utilizadas para regularização do leito dos rios e também para a irrigação de vazantes, permitindo a produção de alimentos.
      


As barragens Pedra Redonda, em Conceição do Canindé, e Salinas, em São Francisco do Piauí, regularizam o leito do Rio Canindé. Outra barragem importante no Piauí é Bocaina, que regulariza o leito do Rio Guaribas, permitindo a irrigação de 600 hectares de diversas culturas no leito do rio.
      


Outra barragem que vai trazer mais desenvolvimento para a região mais carente do Semi-árido é Piaus, no Rio Marçal, que atenderá aos municípios de Pio IX, São Julião, Alagoinha e Vila Nova. A capacidade é para 106 milhões de metros cúbicos d'água, sendo que 40% da obra estão construídos e ficarão prontos no próximo ano. O Dnocs-PI tem projeto de adutora nessa barragem.
      


O planejamento e o controle da vazão das barragens no Piauí são feitos pelo Dnocs-PI, Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Semar) e Comdepi.



Fonte: www.pi.gov.br