Sem categoria

Conferência sobre Oriente Médio é armadilha, diz iraniano

O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad declarou nesta segunda-feira (22) que a conferência internacional para o Oriente Médio, patrocinada pelos Estados Unidos, não passa de uma armadilha de Israel.

Durante uma reunião com seu gabinete, o presidente do Irã sugeriu aos países da região que se mantenham alerta e suspeitem do encontro, segundo informou a agência Irna.



“Já passou a época em que alguns acreditavam que o conflito entre palestinos e israelenses poderia resolver-se por meio de reuniões. Isso só se soluciona com a presença e participação dos palestinos”, sublinhou.



As decisões que se tomaram, sem contar com o povo palestino, não resolveram nada, nem se nota algum benefício a eles”, disse Ahmadinejad.



“Os inimigos da Palestina só querem debilitar o espírito de resistência da população”, afirmou o chefe de estado iraniano.



Ahmadinejad disse também que a questão palestina chama a atenção do mundo e que aqueles que criaram o regime sionista e o apóiam não podem intrometer-se de nenhum modo para buscar soluções, nem tampouco se converterem em mediadores.



O status final de Jerusalém e dos refugiados palestinos, e a retirada de Israel dos territórios ocupados durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967, são os aspectos essenciais que essa cúpula deverá analisar e que até o momento não foram definidos.



Abalistas e políticos da região concordam em apontar que chegar a um acordo sobre esse pontos conflitantes tem sido historicamente o mais difícil para que as partes cheguem a um acordo.



Na semana passada, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmud Abbas, exigiu que Israel estabeleça uma data limite para definir a agenda da cúpula.



“Não iremos a essa reunião a qualquer preço, isso seria inaceitável, é necessário um documento concreto que assente as bases de um futuro acordo de paz”, afirmou o dirigente da ANP.