Hu Jintao é reeleito líder do Partido Comunista da China
O líder chinês Hu Jintao foi reeleito hoje para outros cinco anos como secretário-geral do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente da sua Comissão Militar Central, no 1.ª plenária do 17.° Comitê Central.
Por Julio Hernández, para a a
Publicado 22/10/2007 11:39
O próprio Hu revelou a notícia à mídia nacional e internacional reunida no Grande Palácio do Povo, depois de finalizado a plenária, na qual também foram eleitos os membros restantes do Comitê Permanente e do Birô Político.
O líder chinês ocupa a direção do partido desde o 15.° Congresso, em 2002, e a presidência da Comissão Militar desde que Jiang Zemin renunciou a esse cargo em 2004.
O Comitê Central confirmou em seus postos quatro dos atuais dirigentes: Wen Jiabao, Wu Bangguo, Jia Qinglin e Li Changchun e elegeu outros quatro: Xi Jinping, Li Keqiang, He Guoqiang e Zhou Yongkang.
Wen, Wu e Jia ocupam a direção de três orgãos importantes, como o gabinete, a Assembléia Popular Nacional (APN) e a Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPCh), enquanto que Li se encarrega da secretaria ideológica do PCCh.
Foram promovidos Xi Jinping a secretário do partido em Xangai, Li Keqiang a secretário da província de Liaoning, Hu Guoqiang a chefe do Departamento de Organização, e Zhou Yongkang a ministro da Segurança Pública.
Além dos nove integrantes do Comitê Permanente, o Birô Político é também formado por outros 16 do PCCh.
Este foi o último passo do processo que se iniciou em 15 de outubro último, com a inauguração do 17.° Congresso Nacional da organização política chinesa, durante o qual foi aprovado o informe central e uma emenda aos Estatutos do PCCh.
Em um discurso pronunciado para a mídia, Hu Jintao expressou seu convencimento de que os comunistas e o povo chinês continuarão estimulando a reforma, a abertura e a modernização socialista para criar “uma vida feliz e com mais esplendor”.
Tanto o informe de Hu como os demais documentos do Congresso sublinham a importância de esforçar-se para construir com êxito nesta nação da Ásia uma sociedade socialista com peculiaridades chinesas.
Participaram do evento partidário 2.213 delegados, representando a mais de 73 milhões de membros do PCCh.