Seminário aponta caminhos para o desenvolvimento do Maranhão
O Seminário “Maranhão: Projetos de Desenvolvimento”, promovido pelo deputado federal Flávio Dino em parceria com a Fundação Maurício Grabois e o Comitê Estadual do PC do B, reuniu mais de 200 pessoas no auditório
Publicado 22/10/2007 22:26 | Editado 04/03/2020 16:48
O governador Jackson Lago foi uma das presenças no ato de abertura, que contou ainda com a participação de deputados estaduais, dirigentes partidários, empresários, estudantes e representantes de várias entidades da sociedade civil, membros da administração estadual e líderes de todo o estado.
Na abertura do seminário o governador Jackson Lago considerou que basicamente há duas linhas fundamentais para que o estado percorra mais urgentemente o caminho do desenvolvimento: retornar à produção agrícola com base na experiência do passado e preparar uma estrutura para potencializar o campo da pesca.
Minha tarefa é procurar caminhos para fazer renascer a esperança e reduzir os dias difíceis que vivemos, em conseqüência de longo período de atraso, reconheceu o governador Jackson Lago, sucedendo o deputado Flávio Dino que classificou o evento de momento plural, a partir da temática. O governador levantou questionamentos sobre os grandes projetos que aqui se instalaram a partir da década de 90. Chamou a atenção para as limitações de benefícios que poderiam ser gerados pelos grandes projetos e destacou o efeito redutor produzido pela Lei Kandir.
Jackson Lago enfatizou ainda sobre os benefícios exagerados que a lei possibilita aos grandes projetos. Citou a estrada de ferro Carajás que atravessa o estado sem agregar nenhum valor. Precisamos discutir os grandes projetos de maneira responsável, olhando para dois aspectos. Não podemos perder a visão de autonomia do estado, esquecendo os compromissos com o meio ambiente e com a justiça social, recomendou o governador.
O chefe do executivo destacou ainda a perspectiva concreta da instalação de um grande projeto em Bacabeira por parte de um grupo nacional. Informou ainda que um grupo da Índia estuda a possibilidade de instalação de uma siderurgia no Estado. Para o deputado federal comunista as diferenças de ênfases sobre as diferenças forças para impulsionar o desenvolvimento do estado acabam gerando contradições e atritos. Flávio Dino considerou o seminário uma oportunidade ímpar para discutir idéias e debater sobre a essência e orientação política.
Este é um momento de reflexão. Um ato político e manifesto em função do desenvolvimento do estado, concluiu Flávio Dino no discurso inaugural do seminário Maranhão: Projetos de Desenvolvimento. O deputado destacou a necessidade do aprimoramento das condições institucionais mediante a contribuição da classe política.
O parlamentar reconheceu a melhoria dos indicadores sociais, como taxa de mortalidade infantil e queda do analfabetismo, registrados nos últimos anos, mas defendeu a aceleração do crescimento na região Nordeste de maneira especial.
(Com SECOM)