COMHAP fiscalizou obras do Projeto Maravilha
O Conselho Municipal de Habitação Popular – COMHAP fiscalizou, durante a tarde de ontem (22), o andamento das obras do projeto Maravilha, iniciado em fevereiro deste ano e que beneficiará os primeiros 145 moradores já agora na primeira quinzena do próximo
Publicado 23/10/2007 15:59 | Editado 04/03/2020 16:37
Na ocasião, os conselheiros da COMHAP visitaram os moradores que vivem hoje em área de risco e que primeiro serão beneficiados com o projeto na comunidade. Segundo a líder da comunidade, Nilzete Sales, a comunidade está esperançosa. “Alguns moradores já estão, inclusive, com mudança pronta. Todo mundo muito feliz e na expectativa também dos equipamentos de lazer que serão oferecidos”, explica Nilzete. A presidente da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza – Habitafor, Olinda Marques, garante que, a partir da data de inauguração das primeiras unidades entregues, de mês em mês serão entregues novas casas.
Depois do contato com as famílias, os conselheiros seguiram ao Pouso da Maravilha, espaço onde a comunidade recebe esclarecimentos sobre as ações de Habitação que a beneficiam, e em seguida, realizaram visitas aos empreendimentos. Todo o trajeto foi acompanhado pela presidente da Habitafor, por assistentes sociais, engenheiros e arquitetos responsáveis pela obra.
A conselheira Lourdes Barbosa, do Movimento de Conjuntos Habitacionais – MCH, alertou que, após entrega das unidades habitacionais, acontecerá nova vistoria do COMHAP, da próxima vez, em conjunto com as famílias beneficiadas. “Mas o que vimos com andamento das obras do projeto foi uma graça. A construção dessas casas está sendo realizada com material de qualidade, a Habitafor está cumprindo com a promessa de usar mão de obra da própria comunidade, em favorecimento do emprego de carteira assinada. Da forma que observamos, o prazo para entrega será devidamente obedecido”, ressalta a conselheira.
O COMHAP esteve representado por conselheiros de todos os órgãos que o compõem, a Secretaria das Cidades, Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDE, Secretaria de Planejamento e Orçamento Sepla, Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Infra-Estrutura -Seinf, Habitafor, Secretaria Meio Ambiente e Serviços Urbanos – Semam, Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social – Sedas, Caixa Econômica Federal, Câmara dos Vereadores, Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará – Sinduscom/ CE, Instituições de Ensino Superior, organizações não-governamentais, Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Central Única dos Trabalhadores – CUT, MCH, Movimento dos Conselhos Populares – MCP, Central dos Movimentos Populares – CMP, Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza – FBFF, Comunidades Eclesiais de Base e Federação das Entidades das Áreas de Risco.
Projeto Maravilha
O empreendimento, demandado pelo Orçamento Participativo – OP e desenvolvido pela Habitafor, tem recursos garantidos por meio do convênio entre a Prefeitura de Fortaleza e o Ministério das Cidades, através do Programa Habitar Brasil/BID e está orçado em R$ 26.486.199,51. Ao todo, 606 famílias serão beneficiadas com unidades habitacionais e construção de campo de futebol, quadra de vôlei, parquinhos, praças de lazer, equipamento de skate, creche comunitária para 200 crianças, escola de ensino fundamental para 500 crianças, centro comunitário e 36 pontos comerciais. O projeto teve início em abril deste ano e tem previsão de conclusão para outubro de 2008.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Habitafor