PCdoB de Caxias do Sul elege direção e reafirma disposição por candidatura própria em 2008

A conferência municipal do PCdoB, que reuniu cerca de 300 pessoas, entre elas, antigos e novos filiados, aconteceu no último sábado 20, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos. Serviu para eleger os 23 novos membros que vão compor a no

Presença esperada


 


A deputada Federal Manuela D’Avila, que era uma das presenças mais aguardadas, e que sucedeu a fala do deputado federal, Pepe Vargas,(PT), iniciou o seu pronunciamento dizendo que o PCdoB tem apoiado o governo Lula desde 1989 e vai continuar apoiando. “Temos que ser ousados e fortes para enfrentar essa direita que continua atacando o governo Lula de todas as formas,” disse Manuela. O governo Lula tem feito menos que o povo e os trabalhadores esperavam, mas há de se levar em conta que este é o governo que mais tem estado ao lado dos trabalhadores. “A corrupção esta sendo combatida, como nunca, porque temos uma polícia federal investigadora e combativa. Por outro lado a imprensa tenta passar a idéia para o povo de que a corrupção continua aumentando,” reforçou Manuela.


 


A deputada comunista ainda explicou, nos outros governos, a corrupção não aparecia porque não havia investigação, tudo era abafado.


 


O governo Federal tem investido em todos os setores, com ênfase na educação. Só o RS, vai abrigar 10 novas escolas técnicas, sem falar, na redução dos juros e investimentos na saúde, enfatizou a deputada.


 



Crescimento e orgulho comunista


 


Adalberto Frasson, ao dirigir-se aos novos e antigos filiados disse “O PCdoB, é um partido que enxerga longe temos história, temos coerência, temos projetos concretos e queremos fazer com que o Brasil continue no rumo certo, no rumo do crescimento, reforçou o presidente estadual do PCdob. Ele disse que o PCdoB tem crescido muito em todas as regiões do estado, em Caxias do Sul, a contribuição dos trabalhadores de todas as categorias tem sido fundamental para o fortalecimento do partido.


 


Hoje já são cerca de 1.532 comunistas filiados na cidade.


 



O líder do PCdoB destacou a luta dos trabalhadores


 


 


“O exemplo da força dos trabalhadores foi dado pelos metalúrgicos que têm uma direção comunista e foi referência na luta pela manutenção dos direitos dos trabalhadores no mês de abril, quando fizeram a maior manifestação do país, contra a Emenda 3. Medida que se aprovada, retira direito dos trabalhadores” lembrou Frasson.


 


Os metalúrgicos também sob a orientação de um líder comunista foi à categoria que mais conquistou avanços durante o dissídio. “Vocês tiveram o maior índice de reajuste salarial do estado e um dos melhores do Brasil, graças a uma direção comprometida com a causa dos trabalhadores,” resumiu o presidente estadual dos comunistas.


 



A conferência municipal do PCdoB, em Caxias do Sul, elegeu os 23 nomes que vão estar à frente da sigla até 2009, quando haverá nova eleição.
 



Central dos Trabalhadores


 



O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo, ressaltou a importância da criação da nova central dos trabalhadores. “Estamos fundando uma central que não será dos comunistas, todos são bem vindos. A nova central, que ainda não tem nome definido vai ser composta por membros do PT, PDT, PCdoB, filiados ou não, porém todos deverão ser comprometidos com os trabalhadores.


 


A nova Central está sendo criada porque o modelo existente não está atendendo os anseios dos trabalhadores, nós estamos encabeçando mais esta bandeira porque temos ousadia, porque queremos mudanças que favoreçam de fato o povo brasileiro, disse Assis Melo, que é o atual vice-presidente do PCdoB, em Caxias do Sul.
 



PDT no bloco de esquerda 


 



O vice-prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, (PDT), também esteve presente na conferência. Ele fez questão de cumprimentar e demonstrar simpatia à deputada, Manuela. “Quero presidir meu partido em Caxias para garantir presença no bloco de esquerda, disse o pedetista”.


 


O vereador, Vinícius Ribeiro (PDT), um dos mais votados nas últimas eleições municipais, também esteve presente no encontro do PCdoB.
 
 
 



Diva Andrade Rodrigues